Vai sacar o FGTS Aniversário? Conheça opções mais rentáveis do que deixar o dinheiro no fundo

Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi, Diogo Baum apresenta alternativas que podem entregar até o dobro dos juros


0
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Criado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) permite que os trabalhadores realizem o saque de parte do saldo de sua conta do fundo, anualmente, no mês de seu aniversário. Basta informar a Caixa Econômica Federal via APP FGTS Caixa a intenção de aderir à modalidade para ter acesso ao recurso. O montante varia de acordo com o saldo na conta do FGTS.

A remuneração do FGTS é determinada pelo governo e segue uma taxa de juros fixa. O rendimento atual do FGTS é de 3% ao ano, mais a Taxa Referencial (TR). Normalmente, o rendimento anual fica abaixo da Poupança, que remunera o patrimônio investido em cerca de 7,9% (de acordo com estimativa atualizada, baseada nos últimos 12 meses).

Porém, existem modalidades de investimento mais rentáveis para aqueles que desejam sacar o FGTS Aniversário e potencializar sua capitalização. É o que afirma o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Cooperativa de Crédito Sicredi Integração, Diogo Baum.

“Existem inúmeros outros investimentos que podem remunerar melhor do o FGTS. O fundo é corrigido através de uma base de cálculo, mais a distribuição do resultado pela curadoria do FGTS, o que em 2022, foi de 7,9%. No mesmo ano, a Poupança foi de 7,89%. Em anos anterior, o FGTS performou sim melhor do que a Poupança, porém muito longe de investimentos atrelados à Taxa Selic, por exemplo. Aqui na Sicredi, temos um produto chamado “Sicredi Invest”, que rende atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), conectado à Taxa Básica de Juros. Para ter uma ideia, em 2012, o CDI girou em torno de 12,4%. Um recurso que renderia 7% ao ano no FGTS, se aplicado neste produto, descontado o Imposto de Renda, geraria 12%”, revela Baum.

Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Diogo Baum. (Foto: Luís Fernando Wagner)

Além disso, a Sicredi também distribui seus resultados entre os seus cooperados, inclusive aqueles que aderem a investimentos mais sofisticados.

Mais informações podem ser obtidas no site da Sicredi Integração RS/MG, ou clicando neste link.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui