Vale do Taquari reivindica laboratório de análise de solos

O laboratório deverá contar com infraestrutura junto às instalações do Colégio Teutônia


0
Comissão irá levar projeto aos governos estadual e federal em busca de recursos (Foto: Leandro Augusto Hamester/Divulgação)

A Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do Colégio Teutônia, está à frente de projeto para instalação de Laboratório de Análise de Solos do Vale do Taquari junto ao educandário. A iniciativa foi apresentada na noite de terça-feira (4), a representantes do poder público, cooperativas, entidades, imprensa, produtores rurais e lideranças. Na oportunidade também foi constituída comissão que irá levar o projeto aos governos estadual e federal, em busca de recursos que viabilizem sua concretização, cujo investimento estimado é de R$ 923 mil.

“O Laboratório de Análise de Solos busca contribuir com as áreas impactadas pelas enchentes, recuperando suas propriedades produtivas e melhorando a produtividade das diferentes culturas que nos caracterizam como o ‘Vale dos Alimentos’”, destacou o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske.

O presidente da diretoria executiva da FAT, Samuel Maders, valorizou o histórico da entidade no trabalho de formação, qualificação e serviços relacionados ao agronegócio, justificando o envolvimento da entidade no novo projeto. “O laboratório é algo que vem sendo sonhado e planejado há muitos anos, e o momento atual reforça a urgência pela sua implantação, diante de um Vale que teve suas atividades no campo duramente prejudicadas”, defendeu.

Infraestrutura

O laboratório deverá contar com infraestrutura junto às instalações do Colégio Teutônia. A mobilização, nesta etapa do projeto, está na busca de apoio e aporte de recursos financeiros a serem investidos na estrutura, em equipamentos, reagentes e vidrarias. A Fundação Agrícola Teutônia assume custos com pessoal e manutenção da estrutura física, cuja equipe deverá contar com cinco profissionais.

Uma pesquisa de mercado, realizada com dados do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Corede), calcula 37 mil clientes em geral na região, com estimativa mensal de até 800 amostras de solo. AI/FM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui