Vale do Taquari tem novo coordenador regional da Defesa Civil

Tenente-Coronel Éverton Dias é de Porto Alegre e esteve em reunião na prefeitura de Lajeado nesta quarta


0
Tenente-Coronel Éverton Dias é o novo coordenador regional da Defesa Civil (Foto: Caroline Silva)

As equipes de Defesa Civil de municípios dos Vales do Taquari estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (15) na prefeitura de Lajeado. Na oportunidade, foi apresentado o novo coordenador regional da Defesa Civil, o Tenente-Coronel Éverton Dias, de Porto Alegre. Ele elogiou a união do grupo. “Já parabenizo a região pela proposta de discutir os problemas que acontecem, se percebe a preocupação de dar uma resposta rápida a comunidade. Ainda estou nessa fase de interação, mas as preocupações que a região tem são sérias e a intenção é interagir com a Sema e Crpm, para buscar qual a forma mais eficiente de fazer esse monitoramento dos rios”, ressalta.

Chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil RS, Tenente-Coronel Daniel Silva da Silva (Foto: Caroline Silva)

Após a apresentação do novo coordenador houve uma reunião técnica com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul para tratar sobre o gerenciamento de abrigos temporários em casos de situação adversa. O chefe da Divisão de Assistência às Comunidades Atingidas da Defesa Civil RS, Tenente-Coronel Daniel Silva da Silva, conduziu a reunião e instruiu como as equipes devem preparar os abrigos temporários e gerenciar espaços de apoio à comunidade.

Ele disse que as equipes devem estar preocupadas em proporcionar um local seguro e confortável para as famílias em situação de enchentes, por exemplo. “O gerenciamento de abrigos está pautado pelo planejamento e preparação. Um abrigo temporário não é um local para despejar pessoas, se deve proporcionar para elas um ambiente mais próximo do que elas teriam em suas casas, então temos esse papel de ser o braço amigo naquele momento de dificuldade”, destaca.

O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, disse que o município pensa em oferecer recreação e incentivar a ida das crianças e adolescentes para as escolas e possibilitar também que as famílias possam continuar indo para seus locais de trabalho, mesmo durante o período que precisarão do abrigo.

Durante a reunião, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Franco Turco Buffon, confirmou que o Vale do Taquari receberá novos sensores para monitorar o nível das águas, no Rio Guaporé, em Anta Gorda, e no Rio Forqueta, perto da confluência com o Rio Fão, em Marques de Souza.

Texto: Caroline Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui