Vereadores de Estrela aprovam contratações temporárias

Projeto foi apreciado em regime de urgência, recebendo um voto contrário.


0
Iniciativa de Márcio Mallmann (tribuna) para garantir EMEI no interior foi saudada pelos colegas. (Foto: Natalia Ribeiro)

A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou, na sessão desta segunda-feira (03), a contratação temporária de servidores para atuarem na Secretaria de Obras Públicas. Serão preenchidas as funções de operador de máquina, mecânico, eletricista, pedreiro, soldador, operário, marceneiro e pintor. No total, serão 42 novos funcionários. O contrato terá prazo de 24 meses.

O texto foi apreciado em regime de urgência. Somente o vereador Norberto Fell (PPS) foi contrário à matéria. Ele questiona o prazo de duração do acordo. “O Tribunal de Contas diz que essa contratação é possível no prazo máximo de 180 dias. Dessa forma, o texto apresentado foge do entendimento de contratação temporária”, explica. Em caso de terceirização da mão de obra, o oposicionista diz que o prazo também deveria ser reduzido.

A promessa de concurso público e o baixo número de funcionários motivou o voto favorável de Volnei Zancanaro (PR). “Durante a reunião das comissões, o prefeito Rafael Mallmann (PMDB) garantiu a realização de um concurso. Talvez alguns cargos possam ser supridos através do certame”, sustenta. Dados da secretaria revelam a matrícula de 190 profissionais, sendo que apenas 100 estão em atuação. Eles têm problemas físicos, que em alguns casos foram provocados pelo exercício.

Situacionista, Marco Wermann (PV) também questiona a conformidade do projeto. “Me preocupo quanto a legalidade, mas entendo que precisamos pensar na questão prática. Me sinto na obrigação de ajudar a gerir as decisões e pensar no futuro da cidade”, afirma.

Aprovações

Mais três projetos foram aprovados durante a sessão: cedência de servidores à Junta Comercial, à 21ª Zona Eleitoral e para o Corpo de Bombeiros; contratação de dois professores para a Educação Infantil, em substituição a profissionais em licença-saúde; e abertura de crédito de R$ 63.520,18 para a Secretaria de Saúde.

Demandas do interior

Na tribuna, os vereadores elogiaram a iniciativa do colega Márcio Mallmann (PP), que articulou reunião em prol da abertura de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) em Arroio do Ouro. O prefeito Rafael Mallmann garantiu o funcionamento da escola, durante encontro realizado no último sábado (1º). Na mesma oportunidade, o gestor anunciou a publicação do edital para o asfaltamento de 3.280 metros da ERS-129, que abrange a localidade.

Os vereadores voltam a se reunir na próxima segunda-feira (10), a partir das 18h30, no plenário Bento Rodrigues da Rosa, Centro. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui