Vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl, e PL deixam a administração municipal

Oficialização ocorreu nesta terça-feira; ex-vereadora deverá concorrer à prefeita em outubro


2
Aline Röhrig Kohl (Foto: Gabriela Hautrive/Arquivo)

A vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl (PL), deixou a administração municipal e não faz mais parte do governo com Celso Aloísio Forneck (PDT). A decisão foi tomada em conjunto com o partido, que também sai da coligação e conta com dois secretários municipais e cerca de 30 servidores na administração. A confirmação ocorreu na noite desta terça-feira (30).

Em nota o PL diz que “a definição se deu em função de não haver mais convergência em decisões. Além disso, a aproximação de lideranças partidárias do PDT, especialmente do presidente da sigla (Juliano Renato Körner) com o pré-candidato à prefeito do PSDB (ex-prefeito Jonathan Brönstrup), afetou diretamente a relação entre os partidos, sendo que o PL não compactua com este posicionamento”.

O PL reforça ainda que fica o “respeito e consideração por todas as conquistas e trabalhos realizados até o momento, bem como, a todas as pessoas que compõem a equipe da administração, amigos e simpatizantes” e finaliza informando que “o Partido Liberal segue comprometido com o desenvolvimento do município, e se concentra em organizar novos rumos, pois novos desafios fazem parte da política”. A nota é assinada pela presidente do PL de Teutônia, Alana Gausmann Flores, que também era a assessora de imprensa da Prefeitura de Teutônia. Ela deixa esse cargo como CC, mas seguirá na administração por ser concursada.

Segundo apurado pela reportagem da Rádio Independente, Aline deverá ser candidata a prefeita em outubro, mas o PL ainda não confirma a informação. “Sobre a questão da disputa à majoritária, o PL será protagonista nesta eleição, mas as decisões serão tomadas e comunicadas pela executiva do partido nos próximos dias”, disse a presidente do partido. Em contato com a Rádio Independente a vice-prefeita para esperar uma semana, mas que o PL terá candidato à prefeitura.

Aline afirma que conversou com muitas lideranças e que a última reunião ocorreu na noite desta segunda-feira (29). “Nós nos elegemos com uma convicção, com uma linha do trabalho e no momento que o líder do partido busca a aproximação com o nosso principal opositor, Jonatan Brönstrup, não há porque nós continuarmos do governo”, cita. Segundo ela a relação com Forneck foi de respeito. “Conversamos com o prefeito e com dois vereadores. Saímos com muito respeito. A gente tratou como dois adultos que pensam diferente”, destaca.

Aline Röhrig Kohl foi vereadora entre 2017 e 2020 pelo PP e vice-prefeita de Teutônia de 1º de janeiro 2021 até agora. Ela foi eleita pelo Cidadania saiu do partido também pela formação da Federação do Cidadania com o PSDB, por este ser o partido de Brönstrup. Em maio de 2023 ajudou a fundar o PL de Teutônia.

As secretárias Diana Feldens (Assistência Social) e Glaci Dickel (Juventude, Cultura Esporte e Lazer) deverão permanecer nos cargos até que Forneck encontre seus substitutos. A situação dos demais funcionários deverá ser definida nos próximos dias.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

2 Comentários

  1. Com tudo o que ocorre nessa dança das cadeiras na política de modo “quase” geral. Lembro a frase de um renomado político brasileiro que dizia assim…
    “E OS INTERESSES”.
    Os eleitores normalmente não são consultados pela mudança partidária de seus candidatos eleitos. Faz parte do jogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui