Vinte anos após a introdução do euro, alemães seguem guardando bilhões em marcos

Dos 162,3 bilhões de marcos em circulação em 2002, 7,5% não têm paradeiro conhecido


0
Foto: Wikimedia

Os alemães começarão 2024 com alguns bilhões guardados embaixo do colchão e em gavetas – não de euros, mas dos antigos marcos alemães.

O povo alemão segue com uma preferência por utilizar dinheiro vivo. Mesmo assim, causa espanto saber que, mais de duas décadas após a introdução do euro, milhões em cédulas e moedas de marcos alemães ainda estejam guardados por aí ou simplesmente se perderam.

Foto: Wikimedia

Parte desse dinheiro antigo certamente está com colecionadores. Outra parte virou souvenir e foi levada para casa por turistas ao longo dos anos. Especialistas afirmam que uma quantia ainda pode estar em poder de países que utilizaram o marco como moeda de reserva. Ninguém sabe ao certo. Embora esses marcos não possam mais ser usados, eles ainda podem ser trocados por euros.

O fato de o marco ter deixado de ser moeda corrente no início de 2002 parece fazer pouca diferença para quem ainda dispõe de alguns. Dos 162,3 bilhões de marcos em circulação na época, 7,5% não têm paradeiro conhecido. Isso inclui mais da metade das moedas, em termos de valor. No fim de 2023, havia 12,24 bilhões de marcos ainda “em circulação”, de acordo com o Bundesbank, o banco central da Alemanha. Eram 5,68 bilhões em notas e outros 6,56 bilhões em moeda.

Fonte: DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui