Viva o Taquari-Antas Vivo recolhe 4,5 toneladas de lixo com ajuda de 554 voluntários

17ª edição da ação ecológica às margens do Rio Taquari foi realizada na manhã deste sábado em sete municípios


0
Lixo foi pesado no Parque Ney Santos Arruda, em Lajeado (Foto: Ricardo Sander)

A 17ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, realizada na manhã deste sábado (23), retirou 4.538 kg de lixo com a ajuda de 554 voluntários. A ação ocorreu em sete municípios, sendo que em dois deles, foram realizadas ações de conscientização e não houve recolhimento de lixo. A quantidade de lixo retirada do leito e das margens do Rio Taquari supera em 799 kg a edição de 2023 (3.739 kg), porém o número de participantes foi menor: foram 554 este ano ante os 747 no ano passado, uma redução de 193 pessoas.

O município com maior quantidade de lixo recolhida foi Venâncio Aires, com 1.678,5 kg, seguido de Estrela, com 1.072,5 kg e Lajeado, com 1.001 kg. Em Roca Sales foram 720 kg e em Bom Retiro do Sul outros 57 kg. Em Arroio do Meio foram realizadas oficinas ambientais e em Cruzeiro do Sul, plantio de mudas de árvores. O maior número de voluntários se concentrou em Lajeado, com 169 pessoas inscritas. (Confira todos os números abaixo)

A atividade voluntária de preservação do Rio Taquari-Antas iniciou às 8h em sete municípios simultaneamente. Em Lajeado, o ponto de encontro para coleta de lixo e resíduos foi no Parque Ney Santos Arruda, e ao longo da orla do Rio Taquari. A ação é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), por meio da Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários de Lajeado, e conta com apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema).

Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo

Durante a ação de Lajeado, foi inaugurado o Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo. O espaço, localizado junto ao Parque Ney Santos Arruda, vai ser utilizado para realização de oficinas e atividades sobre educação ambiental. O idealizador do espaço e coordenador do Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, fala sobre o espaço. “Esse é o lançamento da base da futura escola de águas, que nós começamos a trabalhar agora. Aqui teremos oficinas para jovens, para crianças com a temática específica sobre água. O ano inteiro os voluntários virão aqui falar com as crianças e ensinar sobre o tema específico de água”, explica.

Mãe e filha

Tatiane Nitsche participou pela primeira vez do Viva o Taquari , integrando um grupo de cerca de 20 pessoas da empresa Fasa, de Cruzeiro do Sul, ela levou sua filha Lavínia, de 8 anos para participar também. “Estamos aqui para conscientizar e mostrar desde pequena a importância da questão ambiental”, cita. A pequena Lavínia Nitsche gostou da experiência. “A gente aprende mais sobre os materiais no colégio. Achamos muito plástico aqui. Acho que vou participar outros anos”, comenta.

Grande quantidade de garrafas de vidro

No material recolhido em Lajeado, em primeiro lugar ficou a madeira (272 kg), seguida de tecido (149 kg), plástico (141 kg), ferro (106 kg), dentre outros itens. O que chamou atenção de biólogas da Univates foi a grande quantidade de garrafas de vidro de bebidas alcoólicas encontras no barranco do rio. No total foram 61,4 kg. Segundo a professora Elisete Maria de Freitas, isso é reflexo não só das garrafas deixadas no rio e nas suas margens, mas em toda a cidade. “As pessoas tem que ter mais consciência em relação a isso”, reforça.

Resultado positivo

A coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Scapini, que está à frente da ação desde o início, em 2007, gostou do resultado. “Sempre é muito gratificante, reunir todos esses voluntários. Tínhamos a compreensão que não conseguiríamos fazer uma mobilização tão grande devido às últimas enchentes. Mas ainda mantivemos uma média de participação boa. Esses voluntários vieram justamente para refletir junto conosco sobre essas consequências de não preservação, e isso é muito importante”, frisa.

Gilmara reforça que a discussão que vem agora também é muito importante. “O resultado dessa ação é importante para que não só esses voluntários, mas para que todos que participam nesses sete municípios façam uma reflexão agora nesse pós-evento”, ressalta.

Confira os resultados no sete municípios:

• Venâncio Aires –1.687,5 kg – 91 voluntários
• Estrela – 1.072,5 kg – 129 voluntários
• Lajeado – 1.001 kg – 169 voluntários
• Roca Sales – 720 kg – 25 voluntários
• Bom Retiro do Sul – 57 kg – 16 voluntários
• Cruzeiro do Sul – plantio de árvores – 8 voluntários
• Arroio do Meio – oficinas ecológicas – 116 voluntários

TOTAL: 4.538 kg – 554 voluntários

Texto: Ricardo Sander
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui