Voluntários da Paróquia São Cristóvão de Lajeado produzem 5 mil marmitas para atingidos pelas enchentes

Trabalho na cozinha será feito até quarta-feira (29). Eles também já distribuíram cerca de dez mil sanduíches e beneficiaram 3 mil pessoas com kits de higiene, limpeza, alimentos e roupas


0
Marmitas são montadas pelos voluntários (Foto: Gabriela Hautrive)

Cerca de 150 voluntários trabalham em prol de famílias do Vale do Taquari que foram afetadas pelas enchentes desde o início do mês de maio na Paróquia São Cristóvão, em Lajeado. Os serviços são feitos na sede da Igreja Matriz, onde 50 pessoas ficam na cozinha solidária, que até quarta-feira (29) irá entregar 5 mil marmitas para os atingidos. Os demais voluntários são divididos para os serviços de distribuição de kits de higiene, limpeza, alimentos e roupas.

O trabalho começou no dia 3 de maio, e desde então, todos os dias, a partir das 6h, as refeições começam a ser produzidas, cada dia com um cardápio diferente. No início da operação, dez mil sanduíches também foram feitos e distribuídos. Além de Lajeado, a paróquia envia alimentos para Cruzeiro do Sul, onde cerca de 300 marmitas são enviadas diariamente ao município vizinho.

Coordenador da cozinha, Luiz Carvalho (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o coordenador da cozinha, Luiz Carvalho, 80% dos alimentos para a produção das marmitas são oriundos de doações, e os outros 20% comprados pela paróquia.

Mais do que o preparo, os voluntários também fazem as entregas. “A gente adotou Cruzeiro do Sul, nós temos pessoas que levam lá e outros parceiros nossos que levam as marmitas. Dependemos de um caro grande porque 300, 400 marmitas não cabem em qualquer veículo. Então esses parceiros também são aqui da Paróquia São Cristóvão”, relata.

No local também recebe doações (Foto: Gabriela Hautrive)

Na cozinha é feita uma espécie de “esteira” para montagem das viandas. Uma das voluntárias é Denise Constantin. “Sou voluntária desde a outra enchente, eu prefiro ajudar do que ser ajudada. Um vai colocando o feijão, outro o arroz, outro põe o tempero, o molho, até chegar no final e o pessoal fechar e contar”, explica.

Neuton é uma das pessoas que prepara os alimentos (Foto: Gabriela Hautrive)

Já do outro lado, no preparo dos alimentos, está outra equipe, como o seu Neuton, que é responsável por fazer grandes quantidades da comida.

“Estamos fazendo massa, molho e arroz, já temos experiência de muitos anos, e é um prazer fazer. Massa é 40 quilos e arroz 30 quilos”, relata. O cardápio desta segunda-feira (27) era arroz, feijão, massa com molho, ovos cozidos e salsichão assado.

Cerca de 3 mil famílias beneficiadas

Além das refeições, no local há o recebimento e distribuição de outras doações. Cerca de 800 famílias, que representam 3 mil pessoas, com números contabilizados até sábado (25), já foram beneficiadas.

Foram entregues 20 mil peças de roupas; 520 kits de limpeza; 540 kits de higiene e limpeza; 520 kits de alimentos, além de água e colchões.

A entrega das marmitas também é feita pelos voluntários (Foto: Gabriela Hautrive)

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui