Perguntas sobre atendimento, tempo de espera, remédios e consultas são alguns dos questionamentos feitos para a população na pesquisa de avaliação dos postos de saúde de Lajeado. A iniciativa é da Câmara de Vereadores do município e busca passar por todos os postos da cidade, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A pesquisa começou nesta segunda-feira (8), pelo Bairro Olarias, e seguirá até a sexta-feira (12).
Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Lorival Silveira (PP), a ideia é medir o nível de satisfação das pessoas em relação aos atendimentos na saúde.
“Chegam muitas reclamações na Câmara de Vereadores, e a gente quer saber se são reclamações pontuais ou corriqueiras. Vamos ouvir a comunidade, vir até os postos de saúde, coletando informações e depois mensurar isso e direcionar aos responsáveis, a coordenação da saúde para ver onde dá para melhorar”, explica.
Lorival destaca que a iniciativa não visa apenas identificar problemas, como também as coisas boas de cada local. “Por exemplo, aqui no Bairro Olarias, eu conhecia o posto, mas eu não tinha conhecimento das três salas de fisioterapia que tem aqui, que é uma coisa muito legal. Então, a gente vai ver as coisas que podem ser melhoradas, mas a gente não tá catando as bruxas nos postos de saúde. A gente quer fazer um trabalho que visa colaborar com a gestão da saúde em dar uma melhor qualidade na atendimento às pessoas.”
A coordenadora do Posto de Saúde do Bairro Olarias, Rafaela Pessi, vê a iniciativa como algo positivo para o andamento do trabalho no local.
“Acompanhando a nossa rotina, nossas demandas, o que a gente faz, que toda a equipe está bem engajada para fazer sempre o melhor. Já tivemos muitas melhorias, muitos retornos bons para os pacientes em atendimento, em fazer a recepção separado da farmácia para conseguir melhor atender a todos. A gente também quer ficar sabendo dos retornos que vamos ter depois disso, e é importante ter o legislativo conosco, tentando sempre o melhor para todos os munícipes”, relata.
Moradora reclama da secretaria da saúde
A moradora do Bairro Igrejinha, Leda Heineck Lutz, de 57 anos, participou da pesquisa de satisfação, elogiou o atendimento no posto de saúde, mas reclamou da assistência por parte da Secretaria de Saúde.
“No posto é ótimo, minha reclamação é da Secretaria da Saúde, porque já é a segunda vez que eles me negaram o cardiologista e eu disse, que eu estava na UTI, tive um infarto ano passado, agora faz seis meses. É a segunda vez que a médica do posto manda pra lá os papeis e eles me negam o cardiologista, dizem que eu posso me tratar com o posto.”
Além da população, os funcionários dos postos também vão responder questionários sobre relacionamento entre equipes, treinamentos, remuneração e relação com a Secretaria de Saúde de Lajeado.
Texto: Gabriela Hautrive
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