Aos 103 anos, herói da 2ª Guerra Mundial e único sobrevivente da região é homenageado pelo Exército em Lajeado

José Vedoy é um dos 10 combatentes vivos no Rio Grande do Sul. Ele é pai de nove filhos (cinco homens e quatro mulheres) e tem 29 netos e 30 bisnetos


0
José Maria Vedoy da Silva (Foto: Eduarda Lima)

Na tarde desta quinta-feira (28), José Maria Vedoy da Silva, da Força Expedicionária Brasileira, completou 103 anos e recebeu justa homenagem do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, de Santa Cruz do Sul. O soldado é o único pracinha vivo da região dos Vales e combateu, inclusive, na Batalha de Monte Castelo. José Vedoy é um dos 10 combatentes vivos no Rio Grande do Sul.

Seu pracinha ou seu Dedé, como é conhecido, é natural de Boqueirão do Leão e reside em Lajeado, no Bairro Jardim do Cedro, onde mora aos cuidados do seu filho Darcy Vedoy da Silva e da nora Isolete Vedoy da Silva. Ele é pai de nove filhos (cinco homens e quatro mulheres) e tem 29 netos e 30 bisnetos.

Ele é ex-combatente da 2ª Guerra Mundial e o único sobrevivente na região. A homenagem aconteceu no Ginásio de Esportes do Bairro Jardim do Cedro com a presença de autoridades de alto patente de outros quartéis, autoridades da reserva do exército e de familiares e amigos. Foi servido bolo, salgados e bebidas aos presentes.

As batalhas

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Já a Batalha de Monte Castello, na Itália (1945), foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira no conflito.

Pracinha

Pracinha é um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui