Aulas na Escola Municipal Timótheo Junqueira dos Santos, em Taquari, são retomadas

Educandário foi atingido pela enchente de maio e precisou de obras de recuperação


0
Alunos retornaram à escola na segunda-feira (Foto: Prefeitura de Taquari/Divulgação)

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Timótheo Junqueira dos Santos, na localidade de Rincão São José, em Taquari, retornaram às atividades na escola, na manhã de segunda-feira (24). Há quase dois meses, os 107 estudantes estavam afastados da escola, devido à enchente de maio. Pela primeira vez em 62 anos de atividade, a água do arroio, que deságua no Rio Taquari, atingiu a localidade.

No período em que a escola esteve fechada, os alunos não ficaram afastados da aprendizagem. Desde o dia 27 de maio, eles frequentavam, no turno da tarde, as aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Leite Costa, na localidade de Estação Experimental, que foi emprestada ao município para atendimento neste momento de emergência.

O investimento na reforma foi de cerca de R$ 278 mil, incluindo pintura, material elétrico, mobiliário, equipamentos e eletrodomésticos. O trabalho teve a ajuda da Prefeitura de Santa Rosa, prefeitura que adotou Taquari após a enchente, empresas e voluntários.

Para o prefeito de Taquari, André Brito, o recomeço em uma escola tem um grande significado na comunidade. “Nós vivemos uma grande tragédia e ainda estamos assustados, com medo do que vem ali na frente. Vejo um primeiro passo acontecendo. Temos casas para reconstruir, tem pessoas que perderam tudo, mas nós temos que, pouco a pouco, ir reconstruindo”, destacou o prefeito.

Para marcar esse recomeço, os alunos estavam vestidos a caráter: alguns com roupa tradicional gaúcha, pilcha e vestido de prenda; outros com camisetas da dupla Gre-Nal ou de uniforme da rede municipal.

Salas novas e o tempo integral

Além de retornar para a escola, os alunos ainda encontraram o espaço ampliado. São 187,10m² onde estão três salas de aula, secretaria, sala da direção e três banheiros adaptados. O investimento de R$ 520.842,00 foi realizado com recursos próprios do município.

Na próxima semana já terá início na escola o tempo integral para os alunos. Ou seja, no contraturno da aula, eles terão atividades e receberão as refeições na escola. AI/FM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui