Avaliação de estrutura, alunos e professores torna graduação da Univates a melhor do Brasil entre as universidades não públicas

Pesquisa realizada pelo Ministério da Educação considerou a qualificação dos profissionais, o conhecimento dos alunos e a infraestrutura da universidade para 19 cursos


0
Evania Schneider (Foto: Eduarda Lima)

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu a Univates como a melhor graduação no Brasil entre as universidades não públicas. A pesquisa divulgada na terça-feira (2) analisa diferentes conjuntos de cursos a cada ano, e leva em consideração as avaliações dos alunos acerca da estrutura da instituição e das aulas ministradas, além de observar a qualificação dos professores e o conhecimento dos estudantes.

Parte dos dados são obtidos através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que em 2022 contou com a participação dos cursos presenciais e EAD de: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Gastronomia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Segundo a reitora da Univates, Evania Schneider, todas as especializações receberam bons indicadores. “Dos 19 cursos avaliados, somente um tirou 3 e é um conceito bom. Os outros tiraram 4 ou 5, 4 é um conceito muito bom e 5 é excelente”, explica.

Atualmente, a universidade conta com cerca de 8 mil alunos entre todos os cursos ofertados. Nos próximos meses, a proposta é de que os espaços da Univates recebam eventos de empresas e organizações, buscando aproximação com a comunidade. “Sempre entendi que além da formação profissional a instituição é um espaço que pode ser amplamente utilizado para o desenvolvimento das pessoas, das organizações, da própria comunidade”, afirma Evania.

Professor do Amanhã contempla 46 alunos na Univates

Coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE) do Rio Grande do Sul, o programa Professor do Amanhã busca facilitar o acesso aos cursos de licenciatura através de mil bolsas mensais de R$ 800 fornecidas aos alunos contemplados.

Entre as 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior que participam do programa, está a Univates, que recebeu 46 estudantes para o curso de Letras Português – Inglês.

“Esse é um programa que, além de estar formando professores, é bastante inclusivo. A gente percebe nitidamente, até na conversa com os alunos, que se não fosse essa possibilidade não conseguiriam estudar, e tem vontade de ser professores”, relata Evania.

De acordo com ela, o projeto incentiva a formação de novos profissionais e busca sanar uma necessidade do próprio estado, que precisa de pessoas capacitadas, formadas e especializadas para se desenvolver.

Cuidados foram intensificados após briga envolvendo estudante do Castelinho

Ainda durante a entrevista que concedeu ao programa Troca de Ideias desta quarta-feira (10), Evania falou sobre as ações tomadas após a briga entre dois estudantes, um do Castelinho e outro do Érico Veríssimo, nas dependências da Univates.

Conforme a reitora, os cuidados foram intensificados e o trabalho realizado pela direção do Castelinho e pela própria universidade é constante. “Nós principalmente estamos nos colocando à disposição para também contribuir”, afirma.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui