Barragem 14 de Julho apresenta risco real de rompimento, alerta governador do Estado

Anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa realizada nesta tarde


0
Barragem 14 de Julho (Imagem: Reprodução)

Na tarde desta quarta-feira (1º), o governador Eduardo Leite deu um panorama sobre a situação das cidades gaúchas atingidas pela enchente. Durante a explanação, ele destacou o risco de rompimento da barragem 14 de Julho, que está localizada entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves.

“Acabo de receber risco real em relação a uma das barragens, a 14 de Julho; caso continuem as chuvas, nós podemos ter um risco real de rompimento desta barragem. Municípios que são afetados são Cotiporã, São Valentim do Sul, Santa Bárbara, Santa Tereza, Muçum e seguindo pelo rio Taquari, outros municípios”, cita.

Leite destacou que a barragem, que integra o Complexo da Companhia Energética do Rio das Antas (Ceran), tem plano de emergência, evacuação e análise sobre as localidades que poderão ser atingidas. “Cada barragem tem mapeamento de manchas de inundação, com diagnóstico de cada uma das residências, de empresas que possam, com o curso da água ser atingidas e colocam em ação os alertas, como a gente já está observando; já há um nível alto dos rios por conta da chuva torrencial e uma perspectiva de continuidade das chuvas torrenciais nas próximas horas e nos próximos dias, a gente já está antecipando esse alerta para que a população possa fazer a saída das localidades que têm atingimento por estas barragens. Essa barragem, a 14 de Julho, está neste momento, especialmente, preocupante. A gente pede que a população saia das suas casas”, destaca.

Texto: Elisangela Favaretto
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui