Bom Retiro do Sul instala primeiros semáforos da história do município

Pedestres terão tempo específico para atravessarem a via, após acionado o equipamento, e veículos terão tempo para passagem sem interferências


0
Foto: Marcelo Cardoso

A prefeitura de Bom Retiro do Sul, através do departamento de trânsito, instalou os primeiros semáforo da cidade. Os equipamentos ainda não entraram em funcionamento e passam por últimos ajustes. Os aparelhos entrarão em operação até o final do mês de julho.

Ao todo serão três semáforos no cruzamento da Avenida Senador Pinheiro Machado com a Rua Osvaldo Aranha. Na avenida serão dois, um no sentido centro/bairro (em frente a Loja Exclusiva Moda) e outro no sentido bairro/centro (em frente a Doceria Doce Planeta).

Foto: Marcelo Cardoso

O terceiro, é na Osvaldo Aranha, na junção com a Senador Pinheiro Machado. O investimento é de R$ 115 mil oriundos de emenda parlamentar do deputado federal, Marcelo Moraes (PL) através de intermédio do vereador Astor Ely.

 

 

 


Ouça a reportagem

 


A decisão de instalar os semáforos no local tem como objetivo ordenar o trânsito e tornar o trecho mais seguro tanto para condutores de veículos como para ciclistas e pedestres. A medida foi adotada com base no estudo do fluxo de veículos desses locais, realizado por uma empresa especializada que definiu esses pontos estratégicos para receber os dispositivos.

Aline Ajardo (Foto: Marcelo Cardoso)

Segundo a diretora do departamento de trânsito de Bom Retiro do Sul, Aline Ajardo, a instalação dos equipamentos atende a uma antiga demanda da comunidade. Além disso, eles servem para dar mais fluidez ao fluxo de veículos, evitando congestionamentos e acidentes.

“Os equipamentos ficarão neste primeiro momento em amarelo piscante para que os condutores possam se acostumar com os semáforos que entram em operação até o final de julho. Os aparelhos serão para a passagem de veículos e também de pedestres. O equipamento é do modelo mais moderno, com contador de tempo. Todo o sistema é programável e sincronizado, pedestres terão um tempo estipulado para a travessia após acionarem a botoeira e os veículos estarão parados, e vice-versa. Também possui sinal sonoro em virtude da acessibilidade”, conta Ajardo.

 

Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui