Cabos de internet são danificados com frequência por ratos, formigas e pets em cidades do Vale do Taquari

Empresa BrasRede de Arroio do Meio atende em média dois casos desse tipo por semana, o que representa cerca de 1,6% dos atendimentos por rompimento de cabo


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Em uma era de tecnologia e redes sociais, basta pouco tempo sem conexão com a internet para que as pessoas já procurem contato com seu provedor para resolver o problema, que pode ser do mais variado possível, como danos causados por animais, seja na parte interna ou externa da rede.

Um morador do Bairro Universitário em Lajeado, Rafael Enrique dos Santos, relatou para reportagem, que na madrugada do dia 10 de janeiro, flagrou um rato andando nos cabos de energia elétrica e achou curiosa a situação. Ele decidiu então filmar porque nunca tinha visto algo do tipo. Porém, no dia seguinte, o prédio onde ele mora, estava todo sem internet, por conta do rato que acabou roendo os cabos.

Gestor de suporte da empresa, Luis Fernando Schnack Júnior e a gestora de qualidade, Rafaela Bettio Bonacina (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme o gestor de suporte da empresa BrasRede, que tem sede em Arroio do Meio, mas atende 12 municípios do Vale do Taquari, incluindo Lajeado, Luis Fernando Schnack Júnior, pelo menos dois casos desse tipo são atendidos na empresa por semana.

“Relatos que chamam a atenção da equipe que faz o atendimento. Então, o que acontece, por exemplo, na última semana um coelho acabou comendo alguns cabos. A gente tem que estar preparado para qualquer situação que aconteça, que danifique algum problema de conexão. Nem sempre é algo vindo da internet, pode ser um problema interno e esse cuidado com os pets às vezes é importante, por exemplo”, explica.

O número total de atendimentos semanais feitos pela BrasRede chega a 700 chamados, mas envolvem muitos outros serviços, como instalação, manutenção entre outros. Se tratando apenas em rompimento de cabos, são cerca de 125 chamados semanais, sendo dois com danos causados por ratos, formigas ou pets, ou seja, o que representa 1,6% do total de casos.

Segundo a gestora do setor de qualidade, Rafaela Bettio Bonacina, normalmente o problema é descoberto quando o técnico chega no local indicado pelo cliente. “Se é um prédio, os roedores acabam roendo a fibra interna subterrânea, ou então, se for dentro do apartamento, normalmente o cliente já logo nos avisa, ‘olha, meu gato, meu cachorro, meu hamster, acabou comendo ali o cabo que traz internet’, seja o cabo da fonte ou da rede. Muitas vezes a gente logo já agenda o atendimento para estar resolvendo”, explica.

Quanto aos cuidados para evitar esse tipo de problema de cabo rompido por animais, na rede externa, fica mais a cargo da prefeitura e concessionárias responsáveis, e na parte interna, com os proprietários dos imóveis, como cita o gestor. “O que a gente aconselha ao cliente é, em um primeiro momento, limite o acesso dos seus pets, desses animaizinhos de estimação, aos locais onde vai ser instalado o equipamento. Principalmente, se tu já tem algum pet, é interessante, na hora da instalação, pensar em instalar num local onde não seja de fácil acesso. Caso isso não seja possível, então tentar manter os equipamentos altos e fora do alcance”, pondera.

Projeto Poste Limpo

Através do projeto “Poste Limpo”, a BrasRede realiza a limpeza de postes e a retirada de cabos desnecessários, a fim de aumentar a segurança e diminuir a poluição visual. A empresa é pioneira dessa iniciativa no Vale do Taquari.

O excesso de cabeamento nos postes e a falta de cumprimento da legislação vigente têm sido um grande problema em muitas cidades. Grande parte dos cabos não respeita a altura mínima do chão, o que pode causar acidentes e poluir a visão.

Atualmente, existem duas maneiras de fazer a instalação dos cabos: a via aérea e a subterrânea. A primeira é a mais utilizada, mas a segunda precisa de um planejamento prévio e, em muitos locais, já não é mais possível fazer esse tipo de instalação.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

 

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