Câmara aprova prorrogação do aluguel social por mais um ano para atingidos pela enchente em Lajeado

Projeto entrou na pauta da sessão desta terça-feira (2) por acordo de lideranças dos partidos. Vereadores parabenizaram a Rádio Independe pelos 73 anos e debateram a briga entre alunos de escolas na Univates


0
Projeto foi aprovado com unanimidade de votos dos vereadores (Foto: Gabriela Hautrive)

A Câmara de Vereadores de Lajeado aprovou o projeto de lei que prorroga por mais um ano o aluguel social para pessoas atingidas pela enchente de setembro de 2023, em Lajeado. A proposta não estava na ordem do dia da sessão desta terça-feira (2), mas foi apreciada por acordo de lideranças dos partidos após pedido do líder de governo, Mozart Lopes (PP).

Em entrevista para a Rádio Independente, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, já havia adiantado a informação. Mozart Lopes, em fevereiro, também anunciou a possibilidade de haver a prorrogação, que aconteceu agora em regime de urgência.

O aluguel social deve beneficiar de 250 a 300 famílias. O valor do benefício continua sendo R$ 1 mil mensais por contrato. O projeto aprovado no ano passado autorizava o custeio de seis meses do aluguel social por parte da administração municipal. Com a prorrogação de mais um ano, o município contempla a população com 18 meses de benefício.

Vereador Deoli Gräff (PP)

O vereador Deoli Gräff (PP) enalteceu a atitude da administração municipal. “Em ter essa sensibilidade, em perceber que as famílias precisam de mais um incentivo, de mais um apoio neste momento de dificuldades em que estão residindo em residência alugada. Ampliar o prazo de custeio desse aluguel de 6 para mais 12 meses, totalizando 18 meses. É muito importante que essas famílias recebam esse incentivo, porque a enchente os fez passar por muitas dificuldades, e muitas delas perderam tudo”.

Carlos Eduardo Ranzi (MDB)

Carlos Eduardo Ranzi (MDB) rebateu a fala e disse que não tinha nada para enaltecer a prefeitura. “O governo foi tardio, lento, vagaroso e deixou para tomar uma decisão tardiamente. A maior prova disso não é o Ranzi que vai dizer, é o próprio projeto de lei, está escrito retroagindo. Ou seja, a prefeitura teve seis meses para pensar, repensar, saber o que fazer, apresentar uma proposta a tempo. O que a prefeitura conseguiu com essa proposta aqui? Gerar angústia. Angústia de quem não sabe para onde vai, não sabe como vai ser o dia da manhã. Não tem que enaltecer nada”, destaca.

Os emedebistas, Jones Barbosa – Vava (MDB) e Marquinhos Schefer também se manifestaram sobre o projeto, assim como a vereadora Paula Thomas (PSDB).

Líder de governo deixa a Câmara

O líder de governo na Câmara, Mozart Lopes (PP), participou da sua última sessão ordinária do atual mandato como vereador de Lajeado nesta terça-feira. Ele está deixando a cadeira no legislativo para o retorno de Fabiano Bergmann – Medonho (PP), eleito como vereador, mas atuando como Secretário de Obras do município.

Líder de governo na Câmara de Vereadores de Lajeado, Mozart Lopes (PP) (Foto: Gabriela Hautrive)

Medonho será candidato nas eleições deste ano e por isso precisa deixar o cargo de secretário até o dia 6 de abril. O pedido de exoneração será feito nesta quarta-feira (3), mas ele permanecerá no cargo até a próxima sexta-feira (5). Depois, a partir da próxima sessão ordinária, que será na terça-feira (9), assume a cadeira como vereador de Lajeado.

Mozart disse considerar sua atuação como vereador uma caminhada muito positiva, agradeceu ao executivo e aos colegas de partido. “Saio muito feliz por ter convivido com os senhores, entendo que a gente aprovou muitos projetos importantes, desculpem qualquer coisa, muito obrigado a todos”.

Ainda não está definido quem será o novo líder de governo. Conforme a bancada do PP, liderada por Heitor Hoppe, a decisão será debatida entre os colegas de partido, mas a definição será dada pelo prefeito Marcelo Caumo. Fabiano Bergmann acompanhou a sessão do plenário da Câmara nesta terça-feira.

Sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Briga entre alunos de escolas na Univates

Um dos assuntos mais comentados pelos vereadores na sessão foi a briga entre dois alunos de Lajeado, das escolas Castelo Branco e Érico Veríssimo, que aconteceu na Univates. Paula Thomas (PSDB) lamentou as cenas que viu sobre a briga e o fato dos professores não serem mais respeitados. Carlos Eduardo Ranzi (MDB) defendeu que os alunos que estão na Univates merecem uma estrutura de segurança melhor.

Eder Spohr (MDB) também falou sobre o tema e disse ter saudades do tempo que os adolescentes tinham respeito e responsabilidade, pois aprendiam isso quando começavam a trabalhar com 14 anos. Já o vereador Sérgio Kniphoff (PT) reforçou que a responsabilidade com os alunos é do Estado e do município, e não da Univates que cedeu o espaço para que os alunos pudessem ter aula.

Vereadores parabenizam Rádio Independente pelos 73 anos

Muitos vereadores de Lajeado também parabenizaram a Rádio Independente pelo aniversário de 73 anos celebrados nesta segunda-feira (1º). Márcio Dal Cin (PSDB) disse que a empresa faz um trabalho de qualidade na comunicação. Waldir Gisch (PP), que assumiu a cadeira no lugar do vereador Alex Schmitt (PP), que está em licença de paternidade, mandou um abraço para todos os funcionários do Grupo Independente, destacando um importante trabalho de informação para a comunidade lajeadense.

Isidoro Fornari Neto (PP) também destacou a importância da empresa e Heitor Hoppe (PP) falou que a Rádio Independente tem influência na qualidade e crescimento da cidade. Já Lorival Silveira (PP) lembrou do fundador da empresa, Lauro Mathias Müller.

Sessão desta terça-feira (2) (Foto: Gabriela Hautrive)

Captação de recursos para entidades e outros três projetos

Outros quatro projetos de lei, sendo que um deles entrou na pauta por acordo de lideranças, em regime de urgência, foram apreciados. O projeto do acordo foi aprovado por unanimidade de votos dos vereadores. Ele autoriza a contratação de um professor de Artes de séries finais.

Também teve aprovação o projeto que denomina de “Praça José de Souza”, a praça localizada na Avenida Beira Rio, esquina com a Rua Delfino Costa, no Bairro Conservas. Já as outras duas propostas tiveram pedidos de vista.

Deoli Gräff solicitou mais tempo para análise do projeto de lei que visa ampliar a captação de recursos para entidades de Lajeado. A proposta conta com três emendas modificativas e lista 19 entidades sem fins lucrativos/não governamentais. O texto diz que o projeto visa proporcionar benefícios significativos às instituições sem fins lucrativos reconhecidas como de Utilidade Pública Municipal.

Já Ana Rita de Azambuja – Ana da Apama (PP), pediu vista ao projeto que dispõe sobre o Sistema de Transporte Público Coletivo de passageiros por ônibus, em Lajeado, que possui um parecer da Comissão de Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar pela ilegalidade, e também

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui