Campestre e São Cristóvão estão entre os bairros com mais focos do mosquito da dengue em Lajeado

Levantamento realizado entre os dias 22 e 26 de janeiro, revelou uma situação preocupante: o risco de transmissão da dengue é considerado alto


0
Foto: Divulgação

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Lajeado, entre os dias 22 e 26 de janeiro, revelou uma situação preocupante: o risco de transmissão da dengue é considerado alto. O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

O levantamento, que é realizado no município de 3 em 3 meses, tem como objetivo avaliar a densidade da presença do mosquito Aedes aegypti e identificar possíveis focos de reprodução. Foram visitados aproximadamente 2.200 imóveis, incluindo residências, áreas públicas, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios. A equipe responsável coletou 125 amostras com a presença de larvas da espécie Aedes aegypti, encontradas em 100 imóveis, sendo 95% residenciais.

Leia também: Com cinco casos de dengue confirmados e alto índice de infestação do mosquito, Lajeado entra em estado de alerta

Os resultados obtidos foram considerados preocupantes porque foi constatado um alto índice de presença do mosquito, com focos de reprodução identificados em diversos locais. Diante desse cenário, a equipe de agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde estão reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Dados do levantamento

 

Bairro

Quantidade de focos de Aedes aegypti

Campestre

14

São Cristóvão

13

Conventos

9

Montanha

8

Florestal

8

Santo André

7

Olarias

7

Morro 25

7

São Bento

5

Centenário

5

Bom Pastor

5

Santo Antônio

4

Planalto

4

Jardim do Cedro

4

Conservas

4

Centro

4

Imigrante

3

Floresta

3

Carneiros

3

Universitário

2

Igrejinha

2

Alto do Parque

2

Moinhos D’ Água

1

Americano

1

Total

125

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui