Cancelas antes da Ponte de Ferro devem ser instaladas na semana que vem, em Arroio do Meio e Lajeado

Medida pretende evitar que veículos pesados consigam acessar as ruas que levam a ponte


0
Chefe de Operações do Departamento de Trânsito Gabriel Becker, aponta o local onde a cancela será instalada (Foto: Luís Fernando Wagner)

Os departamentos de Trânsito de Lajeado e Arroio do Meio vão instalar cancelas (espécie de portões) para limitar o acesso à Ponte de Ferro a veículos dentro das medidas máximas para cruzar a passagem. No lado de Lajeado, a estrutura será instalada na esquina das ruas Senador Alberto Pasqualini e Pedro Petry, na frente da Escola Municipal Vitus André Mörchbächer. A popularmente chamada “goleira”, estrutura de ferro projetada para restringir a altura e largura dos veículos alocada nas duas cabeceiras da ponte, tem 3,05 metros de altura (20cm a mais do que a antiga) e 2,70 metros de largura (igual a anterior), permitindo a passagens de ambulâncias.

Porém, muitos motoristas de veículos pesados desconhecem a limitação e só percebem a impossibilidade de seguir viajem quando se aproximam da ponte. “As cancelas vãos ser instaladas bem antes da ponte. Isso permitirá que os veículos que estão fora dos limites sejam desviados bem antes de chegar perto da ponte, o que evitará ainda mais transtornos no trânsito quando estes caminhões grandes precisam dar a volta por não conseguirem passar na ponte”, explica o chefe de operações do Departamento de Trânsito de Lajeado, Gabriel Becker. Em Arroio do Meio, a cancela será construída na Rua Marechal Floriano Peixoto, a Estrada Velha, esquina com a Rua Nicolau Käffer. Até lá, os agentes de trânsito utilizam uma régua para medir a altura dos veículos. A expectativa é instalar as cancelas até a quarta-feira (26).

Atualmente a Ponte de Ferro sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, recebe um fluxo de 17 mil veículos por dia. Antes da enchente de maio o número ficava entre 5 e 7 mil, diariamente. A depender do volume de carros, motos e vans ao longo dos próximos meses, o Becker antecipa que não está descartada a implantação de um rodízio de veículos a partir da numeração das placas para passagem na ponte. MS/LF

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui