CIC-VT planeja promover treinamentos para qualificar mão de obra no Vale do Taquari, segundo Ângelo Fontana

O novo presidente da entidade afirmou que será feita uma pesquisa junto ao setor industrial, de comércio e serviços para analisar as principais necessidades da região


0
Ângelo Fontana

A eleição da nova diretoria da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) ocorreu na sexta-feira (15). Em entrevista ao Troca de Ideais desta quarta-feira (17), o presidente Ângelo Fontana falou sobre os planos da gestão para os próximos anos.

Entre as iniciativas que devem ser realizadas pela CIC-VT, está a promoção de cursos e treinamentos para qualificar a mão de obra da região. De acordo com Fontana, o Vale do Taquari sofre com a falta de preparação e também com a perda de profissionais.

“Com o advento das cheias nós tivemos uma perda de mão de obra. Tinha muitos moradores e funcionários que vieram atraídos pela boa performance de trabalho que tinha aqui antes das cheias”, avalia.

Para reverter esse quadro, a CIC-VT planeja iniciar uma pesquisa nos setores de indústria, comércio e serviços, onde as ACIs possuem seus associados, para constatar quais são as principais necessidades. “Primeiro vamos fazer o levantamento das demandas de cada cidade, para compilar se a gente consegue fazer um treinamento que atenda a todos”, explica Fontana.

Após o diagnóstico, a entidade decidirá qual a melhor forma de promover os cursos, com a possibilidade de contar inclusive com o apoio de órgãos públicos e empresas. Segundo Fontana, “O poder público vai poder se envolver, porque ele tem interesse em reter mão de obra. A dimensão do curso, o tipo do curso, vai depender do que nós vamos investir.”

 

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui