Com três grupos de trabalho, construtora inicia obras da nova Ponte de Ferro entre Lajeado e Arroio do Meio

Um acesso está sendo construído dentro do Rio Forqueta para que o guincho consiga fazer o içamento da estrutura, que é preparada em outro espaço


1
Trabalho acontecendo na manhã desta quarta-feira, do lado de Lajeado (Foto: Gabriela Hautrive)

Em paralelo aos projetos para a construção de duas novas pontes sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, e a instalação de uma ponte do Exército, tramita uma proposta de implantação de uma estrutura emergencial prevista para ser concluída em até três semanas.

A estimativa foi apresentada pelo empresário e diretor da Lyall Construtora, Roberto Lucchese, como uma solução imediata para que seja viabilizado o tráfego de veículos entre as duas cidades. O investimento será de R$ 1,5 milhão.

Um acesso dentro do Rio Forqueta está sendo construído no local (Foto: Gabriela Hautrive)

Nesta quarta-feira (29), a empresa realiza o quarto dia de trabalho, atuando em três frentes diferentes. Uma delas é a construção de um acesso dentro do Rio Forqueta para que o guincho consiga fazer o içamento da estrutura, que é preparada em outro espaço, dentro da empresa Altari Carrocerias, em Estrela.

Empresário e diretor da Lyall Construtora, Roberto Lucchese (Foto: Gabriela Hautrive)

“O time da obra civil que está aqui, sem dúvida, a prioridade dele é conseguir criar essa estrada até o meio do Forqueta. É um trabalho absurdo, tá? É um trabalho muito difícil porque ele envolve uma quantidade de material muito grande. A gente está pedindo ajuda de muitas empresas para fazer esse trabalho, e elas estão ajudando junto como a Prefeitura de Lajeado. O time da parte de metalúrgica está trabalhando, para se ter ideia, 24 horas soldando, cortando material. E o time logístico, que vai ser o grande desafio, vai ser no momento final”, explica.

A ponte que será içada pesa 40 toneladas. “O desafio é muito grande, mas como a gente fala, agora a gente não está numa obra, a gente está numa guerra”.

Cerca de 40 pessoas, entre engenheiros, fiscais, gerentes e operários, trabalham na construção da ponte. No acesso da ponte, estão sendo criadas algumas barreiras por segurança, conforme Lucchese.

Estrada foi totalmente devastada e teve o asfalto arrancado (Foto: Gabriela Hautrive)

“Muita gente está vindo visitar a ponte. A gente fica muito feliz que o pessoal quer ver, quer vir ver, mas a gente tem que evitar acidentes. Os acidentes podem atrasar a finalização e conclusão da obra. E não tenho dúvida que a galera de Arroio do Meio, o pessoal de Lajeado, que faz as travessias, está louco para passar de carro aqui”, destaca.

A previsão é de que a obra seja entregue em um prazo de 30 dias, ou menos. Nesta terça-feira (28), parte do material, cerca de 14 toneladas de ferro, foram descarregados na Altari Carrocerias, empresa localizada às margens da BR-386, em Estrela, que será responsável pela soldagem e pré-montagem da estrutura.

Ponte foi danificada pelas águas (Foto: Gabriela Hautrive)

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

1 comentário

  1. PARABÉNS AOS QUE ESTÃO NESSA EMPREITADA ,FICO FELIZ QUE EXISTE GENTE COM FORÇA DE VONTADE, CONDIÇÕES PRA TIRAR DO PAPEL COISA QUE DEMORARIAM MESES , PARABÉNS A TODOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui