Em Lajeado, mulher de 72 anos morre vítima de gripe por Influenza A H3N2

Nos próximos dois sábados, dias 20 e 27 de abril, o posto de saúde central estará aberto para vacinação da gripe


0
Foto: Divulgação

O primeiro caso de morte causada por Influenza A em 2024 foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Lajeado. Confirmado no dia 8 de abril, o óbito é de uma mulher de 72 anos que foi diagnosticada com Influenza A H3N2. Ela possuía comorbidades, sendo sequelas de um AVC e doença cardiovascular crônica.

Até esta terça-feira (16), Lajeado possui 22% de cobertura dos grupos prioritários que são crianças, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos. Cerca de 6.500 doses já foram aplicadas até o momento e o município administra 300 vacinas diárias. A meta é vacinar 31.542 pessoas até o fim da campanha que se encerra em 31 de maio. Somente no mês de abril já são três internações por influenza.

Nos próximos dois sábados, dias 20 e 27 de abril, o posto de saúde central estará aberto para vacinação da gripe entre 8h e 14h e sem fechar ao meio-dia.

 

O que é a gripe H3N2

A infecção pelo H3N2 provoca sintomas típicos da gripe, mas com maior intensidade nas primeiras 48 horas de contaminação. Em outras palavras, a H3N2 é uma variante do vírus Influenza tipo A, que afeta principalmente crianças e idosos.

 

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui