Encantado vai protocolar documento para tornar irmãos gêmeos os cristos Protetor e Redentor

Prefeito Jonas Calvi esteve no Rio de Janeiro dias 11 e 12 de fevereiro, visitando o ponto turístico carioca e assistindo aos desfiles de Caranaval


1
Cristo Protetor de Encantado e Cristo Redentor do Rio de Janeiro

O município de Encantado ganhou destaque internacional durante os últimos anos com a construção do Cristo Protetor. Tudo iniciou e ganhou grandes proporções após postagens em redes sociais dos prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Encantado, Jonas Calvi. O assunto foi tema em veículos de comunicação da região, do país e também de fora, como Londres, no Reino Unido, onde recebeu manchete na BBC News.

O impulso se deu após o prefeito carioca, em 2021, compartilhar uma notícia sobre a obra do Vale do Taquari e escrever “Construir estátua maior é moleza. Quero é ver ter essa vista”, se referindo às belezas naturais do RJ. Em seguida, Jonas Calvi respondeu naquela ocasião: “O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber todos vocês”, escreveu.


ouça a reportagem

 


De lá para cá, os prefeitos iniciaram contatos seguidos e algumas trocas de experiências até que nos últimos dias ocorreu o encontro. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a convite do prefeito Eduardo, o comandante de Encantado foi até o Rio de Janeiro visitar o Cristo Redentor e ainda participou do tradicional carnaval carioca.

Na tarde desta quarta-feira (14), em conversa com a reportagem da Rádio Independente, o prefeito Calvi contatou detalhes da viagem. “A viagem foi muito produtiva. O Eduardo nos recebeu muito bem, brincamos e falamos sobre nossos pontos turísticos. Visitei o Cristo, que é sensacional. Mas a nossa estátua é a maior”, brinca Calvi.

Eduardo Paes e Jonas Calvi no Rio de Janeiro

Uma das informações que o prefeito confidenciou foi que as duas cidades estão encaminhando um documento para tornar os dois Cristos irmãos gêmeos e, consequentemente, explorar ainda mais o turismo da cidade e da região.

“As questões do Cristo são momentos importantes para divulgar Encantado e a nossa região. Temos que saber aproveitar as oportunidades. Na visita ao Cristo Redentor, conversamos com o assessor do padre Omar, o guardião do Cristo do Rio de Janeiro, e lá iniciamos as tratativas para tornar irmãos os dois Cristos. Vamos fazer todo o procedimento protocolar para torná-los irmãos gêmeos. Ainda não temos datas para oficializar. Agora vamos conversar com a Associação Amigos de Cristo para executar a parte burocrática”, conta ele.

O prefeito de Encantado também participou dos desfiles de carnaval do Rio de Janeiro. Uniformizado com camiseta do Cristo Protetor de Encantado e acompanhado de sua esposa, Taísa Bombassaro Calvi, desfilaram na Sapucaí e dançaram com os passos da música gauchesca Maçanico.

“Foi muito bacana, entramos na avenida e dançamos aos passos de uma música gaúcha, o Maçanico”, completa o prefeito.

Inauguração do Cristo Protetor

Sobre a inauguração do Cristo Protetor de Encantado, o prefeito Jonas Calvi comentou que a inauguração oficial deve ocorrer ainda no primeiro semestre, possivelmente entre maio e junho de 2024.

“As obras seguem e a inauguração oficial deverá ocorrer entre metade de maio e junho. E o prefeito do Rio de Janeiro já disse que virá para a inauguração oficial”, finaliza.

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

 

 

1 comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui