Entrega de equipamentos para UTI marca os 74 anos do Hospital São José de Arroio do Meio

Para entrar em funcionamento, ainda é necessária a habilitação e recursos para custeio. Evento teve a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann


1
Inauguração foi marcada pela abertura das portas da nova UTI do hospital (Foto: Gabriela Hautrive)

O aniversário de 74 anos do Hospital São José (HSJ), da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) de Arroio do Meio, foi marcado pela entrega de equipamentos, chamado de parque tecnológico, para dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da casa de saúde. Após a construção do espaço físico, essa foi considerada a segunda etapa da obra, sendo que a terceira e última para que de fato a UTI entre em funcionamento será a habilitação do espaço e a liberação de recursos para o custeio da unidade.

Além de lideranças locais, como o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e secretários municipais, o evento contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O ato valoriza uma entrega que é fruto de um trabalho coletivo com envolvimento da comunidade, segundo a secretária. “Essa UTI certamente é uma resposta de uma necessidade que o hospital São José identificou, de ter mais leitos e ter a disposição leitos de UTI mais próximo da população. É também um retrato bem objetivo de que quando tiver situações de emergência que precisem de um cuidado intensivo o Hospital São José de Arroio do Meio terá.”

A secretária também se colocou à disposição para seguir trabalhando em parceria com o hospital para que a UTI entre em funcionamento. “A próxima etapa é promover toda a documentação pra habilitação desses leitos junto ao Ministério da Saúde. Da mesma forma, nós estamos já trabalhando no Programa Assistir que entra com incentivo. Como Arroio do Meio é gestão plena, essa documentação sai do município, passa pela Comissão Intergestores Bipartite, e estamos aqui muito dispostos a pleitear junto ao Ministério da Saúde o devido recurso pra que de fato a UTI comece a operar”, ressalta.

Expectativa de seis meses

Conforme o diretor-geral do Hospital São José, José Clóvis Soares, mesmo que dependa de uma liberação do Ministério da Saúde, o local tenta agilizar alguns tramites junto dos governos municipal e estadual, com expectativa de que a liberação aconteça em seis meses.

“É o ministério que faz a habilitação e define os recursos pra custear a UTI. Nós já conversamos com a prefeitura e com o Estado, porque que tem o incentivo do Estado também, e de repente a participação da prefeitura para o custeio da operação. Mas geralmente demora assim, o normal dos outros lugares que a gente tem visto, é em torno de seis meses. Nós já fizemos algumas etapas para tentar encurtar esse tempo”.

Dez leitos estão equipados no local (Foto: Gabriela Hautrive)

Recursos, etapas e equipamentos

Os equipamentos da UTI, adquiridos através de recursos federais, estaduais e municipais, totalizam R$ 2,1 milhões de investimentos. Outros R$ 2,9 milhões já haviam sido investidos na construção da parte estrutural da UTI.

A abertura da UTI foi dividida em três fases. A primeira, concluída em 1º de maio de 2022, foi a entrega da parte estrutural da unidade. No aniversário de 74 anos, a chegada do parque tecnológico marca a segunda etapa.

A terceira, que já esta em andamento, é a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde. A estrutura, com cerca de 400 metros quadrados, está localizada no segundo andar do HSJ e contará com dez leitos adulto.

Outras programações dos 74 anos

Além da entrega dos equipamentos, às 9h aconteceu uma missa de ação de graças no salão do hospital, e para às 13h30 está sendo programado um evento de homenagens aos servidores do hospital por tempo de serviço.

Texto: Gabriela Hautrive
[email protected]

1 comentário

  1. Fico feliz com a notícia. Uma equipe de funcionários tão prestativos merece cada vez mais recursos para atuar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui