Exército precisa de 25 dias para montar ponte entre Lajeado e Arroio do Meio; trabalho inicia quando prefeituras finalizarem cabeceiras e acessos

De acordo com Gustavo Humberto dos Santos Costa, comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate, será feita uma inspeção para garantir 100% de segurança na instalação


0
Ponte do Exército construída em Santa Maria (Foto: Divulgação)

A montagem da ponte do Exército entre Lajeado e Arroio do Meio precisa de cerca de 25 dias para ser feita, segundo o tenente-coronel Gustavo Humberto dos Santos Costa. De acordo com ele, os serviços iniciarão assim que as prefeituras finalizarem as cabeceiras e acessos.

Em entrevista ao Troca de Ideias desta quinta-feira (20), o comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate explicou que “tão logo as duas prefeituras derem o ‘ok’ das cabeceiras, o Batalhão vai fazer uma inspeção na obra”. Essa análise é necessária para garantir 100% de segurança para a instalação da estrutura, já que ela não possui pilares e é pesada.

O trabalho realizado pelo batalhão em Santa Maria se repetirá no Vale do Taquari, contando inclusive com o mesmo efetivo. Segundo Costa, são necessários cinco dias para que os 50 militares cheguem em Lajeado com a estrutura e façam a organização do canteiro de trabalho. Após esse período inicia a montagem, que leva em torno de 25 dias.

O prazo pode variar para mais ou para menos, já que depende também das questões climáticas. A ponte é metálica, suporta veículos de até 80 toneladas e para a montagem exige máquinas como carregadeiras, empilhadeiras e muncks.

O tenente-coronel visita Lajeado e Arroio do Meio na terça-feira (25), para verificar o andamento das obras que acontecem na Rua Romeu Júlio Scherer e na propriedade de Silverio Gabriel. De acordo com ele, o Exército não pode iniciar o serviço antes porque depois que começar a montagem, não será possível abrir espaço novamente para as máquinas das prefeituras.

Saiba mais

Acessos podem impedir o trânsito de veículos pesados na ponte do Exército entre Lajeado e Arroio do Meio, segundo tenente-coronel

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui