Governo federal deverá fazer um estudo do comportamento da Bacia Taquari-Antas para ações de prevenção às enchentes

O trabalho deverá reunir Ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, além de universidades. “É preciso fazer um estudo adequado, porque cada cidade tem uma realidade. O Vale do Taquari é diferente da região Metropolitana”, destaca o ministro Paulo Pimenta


1
Foto: Rita de Cássia

Durante a visita da comitiva do governo federal ao Vale do Taquari, que passou por Muçum, Arroio do Meio e Lajeado, o ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, destacou, além da preocupação com a demora no andamento na construção de casas na região – algo que está no radar da equipe para identificar os entraves –, também as questões relacionadas à prevenção. “É preciso fazer um estudo adequado, porque cada cidade tem uma realidade. O Vale do Taquari é diferente da região Metropolitana.”

Pimenta ainda afirmou que o presidente Lula determinou a contratação de todos os estudos necessários para analisar três pontos e questionamentos específicos.

  • “O primeiro deles, sobre o sistema que envolve o Taquari-Antas, para saber se há hoje vazão e velocidade de escoamento de água como precisa que seja. Há um processo de assoreamento ao longo desses anos todos. Ele exige uma dragagem ou qual ação exige?”
  • “O segundo, na parte mais baixa, onde a água chega no Guaíba. Há um processo de assoreamento que tranca e essa água represa, e isto acaba tendo uma consequência ao longo de todo esse sistema?”
  • O terceiro, a respeito da água que sai da Lagoa dos Patos e vai para o mar. O que podemos fazer em termos de estudos técnicos para perceber porque toda essa água chega no Guaíba e de lá ela só tem uma saída para o mar em São José do Norte, que são 260 km depois. Será que a velocidade do escoamento da lagoa para o mar é aquela que minimamente precisa ter? Porque é um processo todo encadeado. A diferença é que aqui há uma força na água quando ela desce. Por isso, é preciso um estudo também na parte de cima, para saber se existem intervenções necessárias para reduzir essa velocidade.”

O estudo, que será contratado pelo governo, ainda não tem uma data para começar, mas será feito pelo Ministério dos Transportes e Ministério da Integração Nacional, além de reuniões com universidades e pessoas que estudam a área.

Texto: Rita de Cássia
[email protected]

1 comentário

  1. Está na hora de parar de falar o que as pessoas do vale querem ouvir. Precisa sim uma ação rápida e digna pra está população do vale do Taquari é só isso. Palavra Ação!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui