Guerrilheiros colombianos usam TikTok para recrutar crianças

Grupos rebeldes dissidentes das Farc usam redes sociais para convencer jovens


0
Foto: Reprodução

Células dissidentes das Farc, um grupo guerrilheiro colombiano, estão postando vídeos no TikTok para atrair jovens. Recentemente, foi observado um aumento no número de vídeos de “recrutamento” postados na plataforma, que acontece na ausência de um acordo de paz entre o governo e as facções dissidentes. No seu auge, o grupo chegou a ter mais de 20.000 integrantes, mas desmobilizou-se oficialmente em 2016.

Segundo o delegado do Sistema de Alerta Precoce da Defensoria Pública da Colômbia, Ricardo Arias Macías, pelo menos 184 jovens foram recrutados por grupos guerrilheiros em 2023. E este ano, até junho, 159 já haviam se alistado – todos menores de 18 anos, sendo 124 delas crianças.

Músicas que exaltam os líderes do passado e a vida de guerrilha compõem a trilha sonora dos vídeos, nos quais rapazes e moças posam junto a armas ou a plantações de coca, com os rostos à mostra. Embora alguns relatos sejam explícitos, revelando o nome da facção, muitos aludem às Farc usando um emoji de samurai com uma bandeira colombiana.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui