Inaugurado Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo, espaço para a 1ª escola de águas do Brasil

Cerimônia com autoridades ocorreu na manhã deste sábado em meio à ação de recolhimento de resíduos, em Lajeado


0
Autoridades inauguraram espaço da base para a escola de águas (Foto: Ricardo Sander)

Além de toda a mobilização de mais de 550 voluntários que recolheram 4,5 toneladas de lixo do Rio Taquari e suas margens, o sábado (23) contou com a inauguração do Recanto Viva o Taquari Vivo. O espaço, situado junto ao Parque Ney Santos Arruda e muito próximo do Rio Taquari, servirá para a criação da primeira escola de águas do Brasil.

Na placa, instalada junto ao pedaço de tronco, que marca o local está escrito: “uma homenagem aos voluntários e organizações públicas e privadas responsáveis pelo grande movimento voluntário brasileiro em defesa do ambiente natural”.

Gilberto Soares junto à placa do espaço inaugurado (Foto: Ricardo Sander)

O recanto servirá de palco para oficinas e atividades sobre educação ambiental. Um dos idealizadores do espaço e coordenador do Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, vibra. “Esse é o lançamento da base da futura escola de águas, que nós começamos a trabalhar agora. Aqui teremos oficinas para jovens, para crianças com a temática específica sobre água. Durante o ano inteiro os voluntários virão aqui falar com as crianças e ensinar sobre o tema específico de água”, explica. “É um passo na área do saber, na área do conhecimento, da transformação. Vai ser um espaço para comemorarmos o fato de podermos desfrutar dessa riqueza que é o Rio Taquari. Durante o ano, outras atividades do programa serão realizadas aqui. Viremos aqui contemplar, colher poesia, música, viremos nos inspirar para a vida nesse local aqui”, complementa.

A coordenadora da Parceiros Voluntários, Gilmara Scapini diz que  “a escola da água, essas oficinas que vão ocorrer, mais o seminário e a jornada técnica ambiental no decorrer do ano, vão discutir o resultado do que se viu na ação do Viva o Taquari Vivo.”

O secretário de Meio Ambiente de Lajeado, Luis Benoitt, fala da parceria com as entidades idealizadoras. “É uma honra poder participar de algo inovador em nível de Brasil, que é uma escola de água. Quando a Acil e a Parceiros Voluntários procuraram a secretaria para apresentar o projeto, prontamente falamos que seríamos parceiros. Vamos dar toda a estrutura e suporte necessário para não ser um encontro só de recolher lixo. É uma ideia de passar para as nossas crianças a importância deste espaço e desse patrimônio que temos que é o Rio Taquari-Antas”, destaca.

Também participaram da inauguração outras lideranças da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), do Comitê da Bacia Taquari-Antas, e da prefeitura, como a vice-prefeita, Gláucia Schumacher.

Texto: Ricardo Sander
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui