Lajeado chega a 22% de cobertura após Dia D de vacinação contra a gripe

A meta da campanha é vacinar 31.542 pessoas. Somente neste mês de abril, o município já soma três internações e um óbito por influenza


0
Foto: Divulgação

Após o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza) no último sábado (13), a cidade de Lajeado chegou a 22% de cobertura dos grupos prioritários. Cerca de 6.500 doses já foram aplicadas até o momento. Em média, o município aplica 300 vacinas diárias. Em Lajeado a meta é de vacinar 31.542 pessoas até o fim da campanha que se encerra em 31 de maio. Somente no mês de abril já são três internações por influenza. Também foi confirmado um óbito de uma mulher de 72 anos, no dia 8 de abril, diagnosticada com Influenza A H3N2 que possuía comorbidades, sendo sequelas de um AVC e doença cardiovascular crônica.

Nos próximos dois sábados, dias 20 e 27 de abril, o posto de saúde central estará aberto para vacinação da gripe entre 8h e 14h e sem fechar ao meio-dia.


Ouça a reportagem


Iniciada em 25 de março, a meta geral da campanha nacional é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos seguintes grupos: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais e povos indígenas. A estimativa é de que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas em todo o país.

Rio Grande do Sul

Com pelo menos 930 mil doses contra a gripe já aplicadas o Rio Grande do Sul alcançou 24% de cobertura dos grupos prioritários da ofensiva. Trata-se do maior índice de cobertura dentre todos os Estados. Em segundo lugar aparecem Santa Catarina, Ceará e Paraíba, com 21%. Já a média nacional é de 16%, conforme estatística do governo federal divulgada nesta segunda-feira (15).

Texto: Marcelo Cardoso
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui