Mais de mil pessoas morreram na peregrinação a Meca marcada pelo calor extremo

Temperatura registrada na Grande Mesquita de Meca chegou a 51,8ºC, informou o Centro Nacional Meteorológico do país


0
Foto: Unsplash

Mais de mil pessoas morreram este ano durante a grande peregrinação anual a Meca, que aconteceu sob um calor sufocante, segundo um balanço atualizado pelo Centro Nacional Meteorológico da Arábia Saudita, nesta quinta-feira (20), e mais da metade eram peregrinos não registrados.

O balanço atualizado inclui mais 58 egípcios, o que eleva a 658 o número de peregrinos egípcios que faleceram durante o hajj na Arábia Saudita. Destes, 630 estavam em situação irregular no território, que por ocasião da peregrinação distribui a cada ano um determinado número de vistos por país, com base em um sistema de cotas. No total, 1.081 pessoas de quase 10 países morreram este ano na grande peregrinação anual a Meca, um dos cinco pilares do islamismo, a qual todo muçulmano com recursos suficientes deve comparecer ao menos uma vez.

Os números procedem de comunicados oficiais ou de diplomatas dos países afetados. O hajj, que tem a data determinada pelo calendário lunar islâmico, aconteceu este ano a poucos dias do início do sufocante verão saudita.

O centro nacional meteorológico informou esta semana que o termômetro chegou a atingir a temperatura de 51,8ºC na Grande Mesquita de Meca, a cidade sagrada onde o profeta Maomé iniciou a sua pregação.

Fonte: Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui