“Mulheres da Década” na categoria “Voluntariado”: Amigas do HBB

O grupo Amigas do HBB nasceu em 23 de junho de 2003 e completou duas décadas de trabalho em prol dos pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bruno Born, de Lajeado


0
Voluntariado - Amigas do HBB

Exemplo no voluntariado, o grupo Amigas do HBB recebeu o Troféu Mulheres da Década. O grupo nasceu em 23 de junho de 2003 e completou duas décadas de trabalho em prol dos pacientes internados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Bruno Born, de Lajeado. O grupo é formado por cerca de 15 voluntárias, que dedicam horas de seu dia para ajudar os pacientes, doando roupas e materiais de higiene pessoal, além de atenção e carinho.

Nelsy Cattoi Conte, conhecida como Dona Nena, auxiliou na fundação, foi a primeira coordenadora e lembra como surgiu a iniciativa. “A minha amiga, Líria Jacques, trabalhava no hospital e sentiu a necessidade de dar apoio para o pessoal que era internado pelo SUS e que vinha de outras cidades. Muitos não tinham roupa, chinelo ou materiais para higiene. Para ajudar estas pessoas, ela convocou uma turma de mulheres e assim nós formamos o grupo”, lembra. “Quando começamos tínhamos duas salas vazias e mil ideias na cabeça, mas dinheiro e verba não tínhamos. Organizamos um projeto e apresentamos para o doutor Ernany Vicente Bender Júnior que ficou entusiasmado”, conta dona Nena.

A fundadora lembra que fizeram panos de prato, guardanapos, rifas e chás para arrecadar recursos financeiros para o grupo, além de contar com a ajuda da comunidade. “O Amigas do HBB é um presente que eu ganhei. A gente cria um amor por este serviço. Eu gosto tanto desse projeto que sou capaz de falar de manhã a noite sem parar. Comemoramos 20 anos. É um orgulho muito grande. No começo fiz de tudo para não pegar e hoje faço de tudo para não largar. Lembro de que quando a gente dava entrevista na Rádio Independente e no Jornal O Informativo do Vale recebíamos muitas doações”, relata.

A sala das Amigas do HBB fica aberta nas segundas, quartas e sextas-feiras, em horário comercial. Quem quiser ajudar pode doar produtos de higiene pessoal, toalhas, fraldas geriátricas e roupas infantis.

Há uns 13 anos, o grupo está sendo comandado por Vera Lúcia Giacomolli, que relata como é o dia a dia. “Nós viemos em duas para trabalhar: uma fica na sala e a outra vai para os quartos. Em cada leito são questionadas as necessidades. A grande maioria precisa de material de higiene, roupas, toalhas e chinelos. O próximo passo é voltar para a sala, organizar o material e distribuir. Pessoas de qualquer cidade, que estão internadas pelo SUS podem ser ajudadas. Às vezes, para quem está na UTI Pediátrica, nós vestimos o pai, a mãe e a criança. É muito bom estar envolvida no grupo. É um prazer sair de casa e vir pra cá”, destaca.

Magda Silva participa há sete anos do grupo. “Algumas pessoas, quando recebem a nossa ajuda, não sabem nem o que dizer, como agradecer. Às vezes eles estão sozinhos e não tem nenhum familiar para ajudar. Outros só precisam de uma palavra de carinho e já ficam superfelizes. Eu adoro isso aqui”, relata.

As Amigas do HBB também tem um brechó, onde são vendidas peças de roupa ao preço máximo de R$10. Com o dinheiro arrecadado são comprados materiais para doação. Quem quiser colaborar com roupas, pode deixar num carrinho que fica na portaria do hospital. Uma das tradições do grupo é dar uma banheira e um enxoval para o primeiro menino e a primeira menina que nascem em cada ano. Além disso, são dados presentes na Páscoa, no dia dos Avós, das Crianças e Natal.

Dona Nena ainda faz um agradecimento especial para a Rádio Independente e também para a jornalista, Rita de Cássia, quando trabalhava no Jornal O Informativo do Vale. “No início deste projeto, a Rádio Independente, a jornalista Rita de Cássia e outros, foram grandes parceiros do nosso grupo. Sempre que precisávamos, os microfones da Rádio estavam à nossa disposição. Foi através da Rádio Independente e do Jornal O Informativo que conseguíamos a ajuda que precisávamos”, relata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui