“O exemplo é a maior forma de engajar outras pessoas”, afirma voluntária do Viva o Taquari-Antas Vivo

Segundo Keli Hepp, a maioria das pessoas que participam da ação uma vez, vira multiplicador da ação e volta nos anos seguintes


0
Keli Hepp (Foto: Rogério Schmidt Junior)

Há 17 anos, o projeto Viva o Taquari-Antas Vivo se sustenta na força do trabalho voluntário. Neste sábado ocorreu a 17ª edição do programa que visa a limpeza do rio e a preservação da natureza.

Entre as pessoas envolvidas na ação, a bióloga e supervisora de Meio Ambiente na Docile, Keli Hepp, lidera equipe de voluntários da empresa, que na ação é representada por quase 60 pessoas. Desde 2009 ela atua na ação e mobiliza colegas a participarem. Keli entende que este é um momento para olhar o rio de frente.

No início, era bem mais difícil, pois não tinha grandes acessos ao rio e havia muito lixo, chegando a retirar mais de duas toneladas de resíduos das águas.

Apesar das enchentes e de toda a destruição ocorrida em 2023, Keli destacou que as pessoas não deram costas ao rio e seguem tentando protegê-lo com ações como essa.

Ao longo do tempo a característica dos resíduos retirados do rio foi mudando. No início, era maior a incidência de plásticos, tecidos e materiais tetrapac como caixinhas de leite, agora o que mais aparece são garrafas de vidro.

Para além do rio

As ações do projeto Viva o Taquari-Antas Vivo perpassam o rio e ocorrem também nas escolas. Keli ressalta que são nesses espaços onde a semente pode ser plantada e germinada.

Ao final do ano, também são realizados o Seminário e a Jornada Técnica para apresentar os trabalhos das escolas e debater em sociedade a preservação do rio e de toda a natureza.

No Brasil, atualmente, apenas 30% dos resíduos são reciclados. Keli salienta que cada um precisa se apropriar da sua responsabilidade com o meio ambiente: “Se eu não fizer porque ninguém faz, nunca vai começar”.

Segundo a voluntária, a maioria das pessoas que participam da ação uma vez, vira multiplicador da ação e volta nos anos seguintes. O exemplo é maior forma de engajar outras pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui