Projeto de lei prevê concessão da Lagoa da Garibaldi, em Encantado, pelo prazo de 25 anos

A proposta da Administração Municipal foi enviada à Câmara de Vereadores e tem como objetivo tornar a área mais atrativa aos turistas


0
Lagoa da Garibaldi (Foto: Prefeitura de Encantado / Divulgação)

A Lagoa da Garibaldi, em Encantado, foi construída por volta de 1930, e na época funcionava como um reservatório de água para a produção de energia. Localizada em frente ao Boulevard Encantado e próxima do Cristo Protetor, a área costuma receber visitantes diariamente e agora conta com um projeto de lei que prevê sua concessão à iniciativa privada por 25 anos.

A proposta da Administração Municipal foi encaminhada à Câmara de Vereadores de Encantado no início de março e ainda está em análise. Caso o projeto seja aprovado, será necessária a elaboração de um edital e a abertura de licitação para a concessão. Segundo o prefeito Jonas Calvi, contar com a iniciativa privada nesses casos permite que o governo foque nas principais necessidades da cidade.

“Quanto mais a gente puder ter nesses espaços a iniciativa privada é melhor para os municípios. O município cada vez mais se dedica em dar uma melhor qualidade de vida, seja através da educação, saúde, uma forma maior de equipar o nosso município na viabilidade”, explica.

O plano é de que a Lagoa da Garibaldi receba de seis a sete espaços públicos, o que inclui quadras de vôlei, futebol, beach tênis, concha acústica, churrasqueiras, mesas, um restaurante flutuante, que ficará sobre a água, e uma cafeteria. O acesso ao local permanecerá gratuito, e os investimentos serão compensados através dos empreendimentos.

Segundo Calvi, os valores destinados ficam em torno de R$ 8 a R$ 10 milhões. A proposta da prefeitura com as obras é a formação de um complexo turístico, já que a Lagoa da Garibaldi está próxima ao Boulevard Encantado e ao Cristo Protetor. “Esse entorno todo da Linha Garibaldi, entre o Cristo e a Lagoa, são propriedades que começam a ter uma destinação, um olhar muito mais específico para que a gente possa desenvolver o município nessas áreas todas.”

Além desse ponto, a administração estuda concessões no Caminhódromo, que conta com áreas de lazer, e no Parque João Batista Marchese, que recebe programações como a Suinofest, rodeios, encontros de carros, de trilheiros e eventos de som automotivo. O objetivo é aprimorar os espaços para atrair cada vez mais turistas para a região.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui