Representantes do Vale do Taquari visitam barragem na Serra em busca de alternativas para minimizar impactos de cheias

A visita foi motivada pela gravidade dos estragos causados pela enchente de setembro de 2023 e por comentários a respeito da influência das comportas no volume de água


0
Foto: Ricardo Sander

Representantes dos municípios do Vale do Taquari visitaram a cidade de Cotiporã, na Serra Gaúcha, na manhã desta quarta-feira (24), para conhecer melhor a estrutura da Cia Energética Rio das Antas (Ceran). A mobilização aconteceu através do coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, com o intuito de sanar dúvidas acerca do funcionamento das barragens da região. “A gente quer aproveitar, sugar bastante do pessoal da Ceran para que nos esclareçam várias dúvidas que a gente tem, até pra gente levar pra comunidade”, ressalta.

Foto: Ricardo Sander

Queiroz relatou ainda que “depois daquela enchente de setembro, o pessoal do Ceran nos adicionou num grupo pra nos informar a vazão das três usinas. A partir dali a gente ficou interessado em conhecer (a barragem) porque a gente sabe que houve muita repercussão se abriu, não abriu comportas”.

As usinas da Ceran motivaram uma polêmica em função da enchente que ocorreu nos dias 4 e 5 de setembro de 2023. Na ocasião, pessoas insinuaram que a cheia que chegou ao nível de 29,62m do Rio Taquari, em Estrela, foi reflexo de aberturas de comportas das usinas. Porém, segundo a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, as barragens não tiveram influência no que aconteceu no Vale.

Peter Eric Volf (Foto: Ricardo Sander)

Neste sentido, o diretor-superintendente da Ceran, Peter Eric Volf, afirmou que “não teria praticamente contribuição nenhuma. Essa variação seria muito rápida, e o que a gente vê na condição de cheia de um rio é que ela demora horas, várias horas. Então o amortecimento seria irrisório”.

Saiba mais

Participaram dessa ação representantes da Defesa Civil de Lajeado, Arroio do Meio, Estrela, Encantado, Venâncio Aires e Roca Sales. Um representante do corpo de bombeiros de Estrela estava presente em nome da região. O único prefeito envolvido foi Jonas Calvi, de Encantado. Além desses seis municípios do Vale, representantes de Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã, juntamente com o promotor de justiça de Ministério Público, Sérgio Diefenbach, também marcaram presença no evento.

Texto: Leonardo Bladt Reckziegel

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui