Retomada do setor empresarial após as enchentes é um dos desafios do novo presidente da Acil

Joni Zagonel assume a entidade nesta quinta-feira em ano de atuação em diversas frentes como a Expovale + Construmóbil


0
Joni Zagonel (Foto: Gilson Lussani)

Eleito no dia 12 de março o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), o empresário do ramo da construção civil e presidente da Construmóbil 2022, Joni Zagonel, assume o cargo na noite desta quinta-feira (21). Ele concedeu entrevista ao programa Panorama e falou sobre os desafios à frente da entidade. Entre eles, a recuperação das empresas em função das enchentes de 2023 e que não receberam o auxílio necessário do Governo Federal para a retomada.

A Acil terá um ano de atuação em várias frentes. Uma delas a organização da Expovale + Construmóbil, de 7 a 10 e de 13 a 17 de novembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Em paralelo, Zagonel explicou que um dos objetivos da nova diretoria é fortalecer o engajamento dos voluntários e associados. Além disso, a participação em discussões sobre a concessão das estradas estaduais que passam pelo Vale do Taquari.


OUÇA A ENTREVISTA


No entanto, o novo presidente da Acil entende que o maior desafio ainda está relacionado às enchentes de 2023 e a recuperação do setor empresarial. Houve muitos anúncios, especialmente do Governo Federal, no sentido de recursos e financiamentos especialmente para as empresas, mas que não foram efetivados. “Os anúncios vieram, eles foram num dado momento ampliados, a oferta de recursos, mas isso realmente não chegou a quem precisa”, considerou Zagonel. Ele afirmou que as empresas estão investindo com recursos próprios e que isso limita a velocidade da retomada.

A própria Associação Comercial e Industrial de Lajeado teve a sua sede atingida e as reformas ainda estão sendo realizadas. “A cheia não pode sair do nosso radar, a Acil especialmente foi atingida inclusive na sua sede, a gente ainda está em um processo de recuperação, parte da estrutura já está em operação, parte ainda passando por reforma”, explicou. O objetivo também é preparar a estrutura física da entidade para eventuais situações que possam acontecer no futuro.

A posse ocorre a partir das 19h30 desta quinta-feira (21), no salão de eventos da Acil. Joni Zagonel ficará à frente da da entidade no biênio 2024/2026. Ele sucede a contadora, Graciela Ethel Black.

Texto: Gilson Lussani
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui