Santa Clara do Sul busca em Dubai inspiração para aplicar em projetos de saneamento básico e eletricidade

Paulo Cezar Kohlrausch representa o poder público do Vale do Taquari na comitiva empresarial


1
Foto: Ricardo Sander

O poder público do Vale do Taquari também está representado na comitiva empresarial que vislumbra as tendências de inovação, sustentabilidade e tecnologia expostas na Expo Dubai. Com foco em observar formas para a resolução de problemas de saneamento básico e eletricidade, Paulo Cezar Kohlrausch, prefeito de Santa Clara do Sul e ex-presidente da Amvat, faz parte do grupo que está em solo árabe. 

No segundo dia de visitação a uma das maiores feiras deste ramo do mundo, Kohlrausch enxerga de duas formas distintas a viagem. “Uma é Dubai como cidade. É uma realidade totalmente diversa da nossa por vários fatores, mas é um ideal de construção de cidade, organização, planejamento, tecnologia e por tudo o que eles fazem em função de sustentabilidade e mobilidade. A outra é a Expo, que é o mundo. Os países estão aqui para compartilhar tudo que tem de melhor. Muitas coisas novas, mas muito daquilo que a gente já sabe que é importante, tendo como base o planejamento, visando ações de médio e longo prazo”, destaca. 

Em visita aos espaços dos países já consolidados e conhecidos por serem exemplo nas questões de saneamento básico, o prefeito destaca que o tema é um dos principais focos de sua gestão à frente de Santa Clara do Sul. “A questão do esgotamento sanitário, a partir da homologação do novo marco legal, ficou preestabelecido que os municípios terão como responsabilidade fornecer 99% de água potável e 90% de esgotamento sanitário até 2033. Nós, no que diz respeito a água potável, nós já fornecemos 100% em todas as residências do município. E no que tange ao esgotamento sanitário, encomendamos o trabalho de uma empresa terceirizada para fazer um estudo de concepção para a resolução dos nossos problemas. O resultado deste estudo, que já está em fase final,  nos proporcionará definir entre duas ou três possibilidades de trabalhar esta questão. Uma delas, inclusive, é usada aqui em Dubai, onde acontece uma coleta programada nas residências e encaminha para uma agência de tratamento, que faz o trabalho de processamento e reutiliza este resíduo como fonte de irrigação”, salienta.

Outro ponto importante para Paulo é a iluminação pública, que na visão dele, é algo fundamental visando o desenvolvimento do Vale na área do turismo. “Nós temos uma parceria desenvolvida a cerca de cinco meses com a Certel, na qual estamos desenvolvendo um projeto piloto para a Avenida Emancipação. Lá iremos implementar uma iluminação, na qual a fiação será totalmente subterrânea. Com isso vamos para retirar os fios, que acabam, de uma forma ou outra, poluindo visualmente a nossa principal avenida, o que é um ponto importante no que se diz respeito ao turismo”, relata Paulo. 

Por fim, o prefeito santaclarense faz uma avaliação sobre o que foi visto pelo grupo até aqui no país árabe. “O que temos visto aqui nos impacta muito. Nos inspira e motiva. Mas, de certa forma, nos entristece. Estamos vendo um avanço tecnológico mundial, e observando o quanto ainda estamos atrás. A base de tudo é a cultura e o investimento na educação, tendo o conhecimento como ferramenta para o desenvolvimento”, finaliza. 

A cobertura da Missão Empresarial para a Expo 2020 Dubai na Rádio Independente tem o apoio de: Sollar Sul Energia Solar, Brincasa, Languiru, Smart Tecnologia em Comunicação e Kaimon Concessionária Kia e Mitsubishi.

Texto: Vinicius Mallmann, com informações de Ricardo Sander diretamente de Dubai
[email protected]

1 comentário

  1. Precisam ir para Dubai para busca inspiraçao? Acho que seria mais fácil compra um computador e pesquisar na interner. Pois sao questões simples de resolver saneamento e eletricidade. So precisa investir no lugal certo e começar a educar as pessoas ( a palavra certa seria concientizar as pessoas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui