Com a chegada de mais 22 toneladas de ferro nesta quarta-feira (5), a segunda parte da estrutura da nova Ponte de Ferro, chamada de “Ponte da Reconstrução”, começou a ser montada entre Lajeado e Arroio do Meio. A ponte completa deve ser içada na sexta-feira (7) com conclusão no domingo (9). Na segunda-feira (3) foram transportadas as primeiras 22 toneladas de ferro com peças medindo 6,5m X 13m.
A partir disso, começa a montagem completa da ponte, conforme o empresário Roberto Lucchese, que está à frente da obra pela Construtora Lyall. O translado saiu da empresa Altari às 10h30 desta quarta-feira. O percurso dos caminhões pela BR-386 teve escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar e Departamento de Trânsito.
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Segundo Luchese, um dos idealizadores da mobilização pela reconstrução da ponte, que foi levada pela enchente de maio, a união das duas partes de ferro vai acontecer no início da sexta-feira (7).
“Se Deus quiser, hoje é a quarta-feira, na sexta-feira, no primeiro raio de sol, a gente começa essa operação de guerra mesmo para içar a ponte e colocar no lugar. Hoje a gente já tem metade da ponte montada, acabamos de acompanhar o içamento dela até muito próximo da cabeceira. O içamento já foi montado e nas próximas 24 horas vamos estar montando incansavelmente, para amanhã, no final do dia, termos 100% da ponte montada e prepara para fazer o içamento na sexta-feira”, explica.
Segundo o empresário, o momento do içamento é uma das operações mais complexas em relação à montagem da ponte. “Só para vocês terem ideia, essa ponte em função do vão dela, só a dilatação térmica dela, dependendo a temperatura e o horário, pode chegar a cinco centímetros. Então todo esse encaixe, a gente está tentando começar no primeiro horário do dia, em função da segurança e termos o dia inteiro para eventualmente corrigir qualquer dificuldade que aconteça”, completa.
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40 pessoas diretamente envolvidas em três grupos de trabalho
Cerca de 40 pessoas, entre engenheiros, fiscais, gerentes e operários, trabalham na construção da ponte, em três frentes de trabalho.
No acesso da ponte, estão sendo criadas algumas barreiras por segurança, passando apenas quem trabalha no local e pessoas da imprensa.
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Entenda mais sobre a Ponte de Ferro
A estrutura emergencial da Ponte de Ferro é feita pela iniciativa privada e ficará no local até que uma ponte permanente seja construída. A responsável pela ponte permanente é a empresa Medabil, de Nova Bassano, que venceu a licitação e fará a construção da ponte que substituirá a ponte de ferro.
Já a ponte emergencial, que está sendo feita pela Lyall, já começou a ser montada e deve ser inaugurada no domingo (9).
Se os municípios decidirem por manter as duas pontes, o tempo de construção e custos serão maiores, já que não poderão usar a estrutura já existente da antiga Ponte de Ferro.
Texto: Gabriela Hautrive
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