Tecnovates completa 10 anos como referência no desenvolvimento de negócios que se conectam com as demandas de mercado

Atualmente, mais de 120 empresas usufruem da estrutura do parque para desenvolver produtos e serviços


0
Estrutura do Tecnovates (Foto: Elise Bozzetto / Arquivo)

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates, está completando 10 anos.

O ambiente de inovação, que surgiu a partir da Incubadora Tecnológica da Univates, consolida-se como uma referência de integração entre conhecimento científico e desenvolvimento de negócios.

Atualmente, mais de 120 empresas usufruem da estrutura do parque para desenvolver produtos e serviços que atendem às demandas do mercado, em áreas como tecnologia da informação, alimentos, saúde, engenharia e inovação, de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, e de fora do Brasil – exemplo é uma indústria farmacêutica da Coreia do Sul.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Univates, Carlos Cyrne, “o parque tem como objetivo auxiliar empresas a como se tornarem mais competitivas no mercado e, com isso, vitaminar o Vale do Taquari”, afirma.

A gerente administrativa do Tecnovates, Cristiani Reimers, explica que há diferentes formas de acesso ao parque, que passam por pré-incubação (quando ideias e propostas são analisadas); incubação, um período de desenvolvimento lá dentro, entre 2 e 3 anos; além de empresas residentes e empresas externas.

As residentes ficam sediadas dentro do ambiente de inovação, e as empresas externas fazem parte de um ecossistema robusto de inovação com treinamentos, assim como podem demandar atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Quarenta e cinco estão presencialmente no parque, residentes ou incubadas. “Hoje temos os mais diversos segmentos dentro do Tecnovates”, destaca Cristiani.

“Hoje, todas as empresas associadas podem cadastrar colaboradores com benefícios e acessos no Tecnovates, somando mais de 5 mil que circulam pelos ambientes e realizam curtos”, no movimento Abre Portas.

Como fazer parte do Tecnovates

Os interessados podem fazer parte do Tecnovates das seguintes formas:

– novos empreendimentos podem candidatar-se para os processos de incubação na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates);

– empresas interessadas em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços podem entrar em contato pelo e-mail [email protected];

– interessados em se tornar uma empresa residente ou associada do Tecnovates, bem como nos serviços prestados pelos diversos laboratórios, devem contatar a gestão do Parque na sala 103 do Prédio 20, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui