Trégua Olímpica: ONU pede cessar-fogo em guerras durante Jogos de Paris

Tradição foi lançada em parceria com Comitê Olímpico Internacional em 1993 e desde então reiterada a cada edição da competição


0
Foto: Reprodução/X

O presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), Dennis Francis, apelou nesta terça-feira, 25, para que os Estados-membros da ONU respeitem a Trégua Olímpica, que insta países em guerra a aderirem um cessar-fogo a partir da semana anterior aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos até sete dias após o término do maior evento esportivo do mundo. A tradição foi lançada em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1993 e desde então é reiterada a cada edição dos Jogos.

O líder da AGNU direcionou o pedido a “todas as partes beligerantes dos atuais conflitos armados em todo o mundo” e as aconselhou a concordar “corajosamente com verdadeiro cessar-fogo mútuo” durante o período estipulado. Ele acrescentou que “o Movimento Olímpico aspira contribuir para um futuro pacífico para toda a humanidade através do valor educativo do esporte, em particular aos jovens”.

Fonte: Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui