Você sabe o que dizer a um amigo enlutado?

Muitas vezes, as pessoas não sabem muito bem como agir, ou o que dizer nesses momentos


0
Foto: Freepik

Em visita à livraria, com facilidade, encontrei vários livros que falam sobre o luto. “Tudo bem não estar tudo bem”, de Megan Devine. Ela é escritora e palestrante. Tem mestrado em Psicologia. Em 2009, perdeu seu companheiro de forma trágica. Na obra, ela nos convida a construir a melhor vida possível, uma vida que comporte a dor e a saudade, que não tente negar o vazio deixado pela perda. Tem uma parte muito interessante onde reflete sobre como ajudar um amigo de luto. Ela diz que há pessoas que, numa situação dessas, têm tanto medo de falar ou fazer a coisa errada que optam por não fazer nada.


ouça o comentário

 


Uma recomendação é de que a gente não deve tentar amenizar a dor da pessoa enlutada com frases, ou dizeres consoladores, do tipo “Ele está num lugar melhor”. Passe o recado de que você sabe que está doendo e que você quer fazer companhia. Não diga “Me ligue se precisar de algo”, porque a pessoa não vai ligar. (…) Em vez disso, faça ofertas concretas: “Vou passar aí todos os dias de manhã na ida pro trabalho e dar uma voltinha com o seu cachorro.

Outro livro que aborda o tema chama-se “Sobre viver o luto”, Shelby Forsythia. Depois da morte inesperada da sua mãe, em 2013, ela se aprofundou no estudo sobre o tema. A obra reúne pequenos textos, distribuídos por todos os dias do ano (que não precisam ser lidos em sequência).

Por exemplo, na data de hoje, 3 de novembro, a autora fala sobre o isolamento de quem perdeu um ente querido. Ela coloca que, muitas vezes, as outras pessoas não sabem muito bem como agir, ou o que dizer. Por conta disso, ficam quietas. Até mesmo porque não sabem qual é a expectativa da pessoa enlutada.

Quem sabe, a própria pessoa que está em sofrimento pode fazer contato. Envie uma mensagem com dizeres como “Estou me sentido mal esta noite. Quer dar uma volta?”. Não hesite em pedir ajuda. O luto precisa ser vivido e, na companhia de outras pessoas, pode ficar mais leve e um pouco mais fácil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui