Chuva volumosa da próxima semana pode resultar em cheias nos principais rios do RS

De acordo com a MetSul, serão altos os volumes de chuva projetados até o dia 20 deste mês, porém não são extremos como os ocorridos no final de abril e no começo de maio


0
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A MetSul Meteorologia alerta que a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul no fim de semana vai dar início a um longo período de chuva com volumes elevados entre os dias 15 e 20 deste mês. Uma vez que as cidades gaúchas ainda enfrentam as consequências do grande desastre do fim de abril e de maio, o cenário de chuva traz preocupação, com grande quantidade de lixo e entulhos nas ruas, redes de esgotos comprometidas e rios que estão assoreados.

Ainda de acordo com a MetSul, os volumes de chuva projetados até o dia 20 deste mês serão altos, mas não são extremos como os ocorridos no final de abril e no começo de maio, ou seja, não haverá uma repetição daquele episódio de catástrofe.

Na sexta-feira, o sol aparece com parcial nebulosidade em todo o estado e o dia será quente para junho, com máximas acima de 30ºC em muitas cidades. No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo Sul, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar. No sábado, o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos, mas a nebulosidade aumenta e a chuva alcança no decorrer do dia a maioria das localidades. No domingo, na maior parte do estado, os volumes ultrapassam os 50mm, podendo beirar os 100mm em algumas localidades. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana.

Os acumulados de precipitação não serão suficientes para fazer que rios enfrentem cheias no domingo. A maior preocupação são os alagamentos em áreas urbanas.

Alerta

A chuva prevista não se limita ao fim de semana e prossegue nos próximos dias. Se confirmada a persistência da chuva, a elevação de níveis de rios será inevitável, com possibilidade de enchente na próxima semana.

A editoria do clima da Rádio Independente reforça que, sob bloqueio atmosférico, o cenário de chuva pode sofrer alterações, tanto para maior volume como para singela redução. Assim, recomendamos atenção às atualizações. Com base nos modelos analisados pela MetSul, os rios como Uruguai, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Camaquã exigem atenção especial, porque suas bacias estão situadas entre as áreas que mais devem ter chuva nos próximos dez dias.

Alertamos que a chuva prevista pode afetar a infraestrutura, com risco de queda de barreiras em rodovias e movimentos de solo. Na Serra, ainda há o risco de deslizamentos de terra.

Fonte: MetSul

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui