Confirmada parceria entre INSS, HBB e Governo de Lajeado para construções de novos prédios

Presidente nacional do órgão federal selou permuta com a administração municipal; nova sede do INSS deverá estar pronta em um ano para, a partir daí, começar a ampliação da casa hospitalar


0
Reunião em Brasília selou a parceria (Foto: Divulgação)

Uma reunião na manhã desta terça-feira (14) em Brasília selou a parceria entre o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), o Hospital Bruno Born (HBB) e o Governo de Lajeado. No encontro com o presidente nacional do INSS, Leonardo Rolim, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o engenheiro da prefeitura e presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Isidoro Fornari Neto, e o diretor-executivo do hospital, Cristiano Dickel, confirmaram uma permuta para a ampliação da área da casa hospitalar e construção da nova sede do INSS.

Leia também: Saiba quais são os três terrenos oferecidos pela prefeitura para a nova agência do INSS em Lajeado

Em Brasília, administração municipal e HBB buscam liberação do prédio do INSS para ampliação do hospital de Lajeado

Encontro confirmou a permuta de áreas em Lajeado (Foto: Divulgação)

Pelo acordo, será feita uma cedência, por parte da Administração Municipal, da área da antiga praça Mário Lampert, na Rua Júlio May, para a construção da nova sede do INSS, que será custeada pelo Hospital Bruno Born. O terreno, que hoje recebe um estacionamento público, é situado na rua da prefeitura e chegou a ser cogitado como local para construção de uma nova sede da Câmara de Vereadores.

Em troca, o HBB poderá ocupar a área onde hoje está instalado o INSS, ao lado da casa hospitalar, na Avenida Benjamin Constant, para sua ampliação. A previsão é que seja construído um novo prédio no local, uma vez que as dependências atuais não possuem acessibilidade.

Prédio do INSS será ocupado pelo HBB, que ampliará sua estrutura (Foto: Júlio César Lenhard / Arquivo)

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, será feita uma permuta temporária enquanto o novo prédio do INSS estiver sendo construído. A previsão é que ele esteja pronto dentro de um ano. “Como disse o próprio presidente do INSS, esta negociação vai servir de modelo para todo Brasil”, afirma Caumo.

Com a mudança do órgão federal para o novo endereço, em um prédio mais moderno e acessível, o Hospital Bruno Born deverá começar a construção de um novo prédio para a ampliação de sua estrutura. “Teremos uma capacidade de expansão muito grande que vínhamos buscando há dez anos. Poderemos oferecer novos serviços e novas especialidades que a região não contempla”, diz o diretor do HBB. Dickel não confirma quais novos procedimentos passarão a ser feitos, mas que existem “várias áreas de transplante que não trabalhamos”.

O engenheiro da Prefeitura de Lajeado e presidente da Câmara de Vereadores, Isidoro Fornarri Neto, destaca que se trata de um avanço para toda a região. “A ampliação do hospital não serve só para Lajeado, mas para toda a região, assim como o novo prédio do INSS que oferecerá uma estrutura mais moderna e adequada para os usuários do seguro social”, frisa.

Agora ele buscará celeridade no trâmite do projeto de lei que será encaminhado para apreciação da Câmara de Vereadores. “Vamos tentar agilizar isso porque é um pré-requisito para que o processo ande”, destaca. Para que negociação seja concretizada, o projeto precisará será provado pelos parlamentares lajeadenses.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@inidependente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui