Negar a existência dos nossos problemas não os resolverá

Chega um momento em que a realidade se sobrepõe à fantasia, e criar um mundo paralelo não dará conta, além de se tornar perigoso


0
Foto: Freepik

Quando estamos diante de algo ameaçador, costumamos lançar mão de diferentes modos de nos defender psiquicamente, uma vez que a realidade pode ser dura demais para suportar. Isso é comum em situações de tragédia, perdas de entes queridos, doenças graves, entre outros.

Negar a realidade exterior, desagradável, e substituí-la por outra realidade é uma das maneiras inconscientes de lidar com questões difíceis. Usada com muita frequência, a negação (conhecida como um dos mecanismos de defesa do ego) consiste não apenas em evitar um pensamento ou circunstância, mas negá-lo fortemente, como se ele não existisse de fato.

Todos nós usamos a negação em alguns momentos de nossa vida, o que não representa um problema. Mas também não é uma solução. Pode ser, na melhor das hipóteses, uma alternativa de curto prazo. Chega um momento em que a realidade se sobrepõe à fantasia, e criar um mundo paralelo não dará conta, além de se tornar perigoso.

Assim, por mais que os fatos nos desagradem, precisamos aprender a enfrentá-los e tentar modificá-los. Fernando Pessoa escreveu: “E perder um defeito, ou uma deficiência, ou uma negação, sempre é perder.”

Tamara Bischoff, psicóloga e jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui