“Nossa realidade é proveniente da quantidade da água que cai”, diz prefeito de Teutônia

Ainda há muita preocupação com a possibilidade de movimentação de massa


0
Guilherme Engster e Celso Forneck (Foto: Fernanda Kochhann)

Na manhã desta segunda-feira (17), o prefeito de Teutônia, Celso Forneck, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Guilherme Engster, concederam entrevista à Rádio Independente.

Segundo Forneck, a realidade de cheia em Teutônia é outra. “A nossa realidade é proveniente da quantidade de chuva que cai, ela se acumula no leito dos arroios e vai inundando.”
O prefeito disse ainda que toda essa situação mais delicada, começou em 16 de junho de 2023, e como Teutônia tem bastante morros, toda a quantidade volumosa de chuva acaba fazendo um estrago grande nos acessos, nas estradas do interior, que são cerca de 250 km.

De junho de 2023 até maio de 2024, alguns trechos foram recuperados oito vezes, sendo que o normal seria duas vezes neste período. “Sempre precisamos focar na recuperação e não se tem tempo de projetar, de pensar no futuro, isso prejudica muito.”

Sobre a Linha Harmonia, hoje existe um parecer geológico que dá uma ideia de como proceder. “Nós não conhecemos, nós só sabemos que temos que proteger a nossa população de um eventual risco de deslizamento. É uma situação muito difícil, pois as pessoas não querem sair, é a casa delas”.

Segundo Forneck, a Linha Harmonia ainda não é uma situação resolvida. “Temos que aguardar, pois é uma movimentação do solo, nem nós, nem os geólogos sabem exatamente o que está embaixo. O que sabemos é que é uma rocha de origem vulcânica, e, sobre ela, uma camada de terra de até 4m, com árvores, construções, ou seja, peso, então, no momento que a água da chuva infiltrar de tal forma que amolecer esse contato da terra com a rocha, começa o deslizamento. Só será possível projetar um futuro para o local, quando a terra secar e se acomodar, enquanto isso não ocorrer, sempre haverá o risco.”
Uma orientação do geólogo da Defesa Civil de São Paulo, é que se chover 200mm em 48h, o local deve ser evacuado, pois o risco é real.

Questionados sobre o interesse de empresas na instalação no município, o secretário Engster cita que Teutônia é uma cidade que não apresenta risco de cheia devido a rios, e está bem localizada, há 80km da capital, Porto Alegre, também há 80 km da Serra Gaúcha, próxima a Lajeado, Santa Cruz, devido a isso, muitas empresas tem procurado a administração municipal com interesse em se instalar na cidade.

Segundo ele, já foi iniciado um trabalho para catalogar áreas aptas a estas empresas. “Inúmeras já confirmaram a instalação em Teutônia, como: Turbinas Zwirtes, de Estrela; Mercado Noeli, de Estrela; Carrer Alimentos, de Encantado; Fontana, de Encantado; Supermercado Passarela; Supermercado Ávila; Rede de Mercados Esquinão, de Estrela; e ainda, várias outras tem mostrando interesse pela cidade e Teutônia está de braços abertos.”
Para o prefeito, “Teutônia irá acolher essa população, dar condições para que ela possa ser atendida com qualidade.” JG

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui