Os seis drinks essenciais

David Embury escreveu um famoso livro de coquetéis onde defende que existem seis essenciais: o Daiquiri, o Jack Rose, o Manhattan, o Martini, o Old Fashioned e o Side Car


0
Drink Daiquiri (Foto: Divulgação)

David Embury escreveu um famoso livro de coquetéis onde defende que existem seis coquetéis essenciais, a serem conhecidos e amados, se alguém quiser ser levado a sério como aficionado.

São eles: o Daiquiri, o Jack Rose, o Manhattan, o Martini, o Old Fashioned e o Side Car. Todos os outros coquetéis, em sua visão são apenas variações sobre o tema desses conceitos básicos. Embury também era famoso por colocar todos os coquetéis em duas categorias: aromáticos ou azedos, e por sua fórmula de “bebida base” + “agente modificador” +”aromatizante e corante especial” em uma proporção estrita de 8:2:1.

Essa proporção faz com que as bebidas sejam muito secas com um domínio alcoólico muito proeminente, e foi ajustada de acordo ao longo dos anos para paladares modernos e mais equilibrados.

Daiquiri

É uma das principais bebidas da coquetelaria cubana ao lado do mojito, o nome daiquiri é o mesmo nome de uma praia perto de Santiago de Cuba e de uma mina de ferro situada na mesma área.

A bebida foi supostamente criado em 1905 em um bar chamado Vênus em Santiago de Cuba, distante 37 quilómetros da mina por um grupo de engenheiros americanos. A história que persiste é a de que um desses engenheiros, Jennings Cox inventou a bebida quando entretinha convidados americanos e ficou sem gim.

A bebida evoluiu naturalmente devido a prevalência do limão e do açúcar e do fato que aqueles trabalhadores das minas de Daiquiri recebiam mensalmente algumas garrafas de rum Bacardique na época era fabricado em Santiago de Cuba.

Ingredientes
60 ml de rum
30 ml de suco de limão taiti fresco
15 ml de xarope simples (faça em casa aquecendo partes iguais de água e açúcar até dissolver completamente)
Gelo

Utensílios
Uma taça martini
e coqueteleira

Modo de fazer
Adicionar todos os ingredientes na coqueteleira e bater bem.
Coar o liquido na taça martini previamente gelada
Adicionar o gelo

Jack Rose

Tomando seu nome de seu ingrediente principal e sua cor rosada, o Jack Rose é composto de applejack (ou conhaque de maçã), suco de limão e granadina. Antes de 1968, applejack era sinônimo de conhaque de maçã.

Uma bebida tradicional nos Estados Unidos, o Apple Jack é obtido a partir da destilação da sidra. Envelhecido em barris de carvalho, a bebida tem um sabor levemente adocicado e aroma de maçã. Devido ao seu alto teor alcoólico (43%) é servido como aperitivo na temperatura ambiente ou durante as refeições. O Apple Jack também é base para drinks e coquetéis de frutas.

Produzido pela Sanjo (de São Joaquim, SC), uma das cinco maiores produtoras de maçãs do país, o Apple Jack se tornou uma evolução natural da empresa, a única produtora de Apple Jack no Brasil.

Ingredientes
8 peças Applejack
2 partes de limão
1 parte de grenadine
Agite e coloque um toque de limão

Manhattan

Manhattan é um coquetel feito com uísque, vermute doce e bitters. Embora a receita tradicional use uísque de centeio, também são comumente usados os uísque canadense, bourbon, blended whisky ou Tennessee whiskey.

O Manhattan foi criado por volta de 1870, no Manhattan Club, em Nova York, numa festa que a mãe de Winston Churchill ofereceu a Samuel J. Tilden, candidato à presidência dos EUA. A mistura de uísque e vermute, de sabor seco, agradou logo de cara. Hoje, a bebida que leva o nome do extinto bar é uma das mais populares daquele país e muito consumida antes do jantar, como aperitivo.

Ingredientes
5 partes de uísque americano
1 parte de vermute doce italiano
1 traço de bitter Angostura
Mexa, acrescente uma cereja marrasquino

Dry Martini

O coquetel mais famoso do mundo nasceu pelas mãos do barman John Martini, em 1910, no Hotel Knickerbocker, em Nova York, para atender ao pedido do magnata americano John D. Rockefeller. A combinação de gim e vermute (com azeitona verde na taça), de tão apreciada, virou tema de um livro exclusivo: Stirred, Not Shaken. Autor do título, o expert americano John Doxat defende que o preparo do Dry Martíni deve apenas misturar os ingredientes. Agitar ou bater (como prefere o personagem James Bond), jamais.

Ingredientes
7 partes de gim inglês
1 parte de vermute seco francês
Misture, toque de limão ou azeitona

Old fashioned

O old fashioned é uma bebida alcoólica, ou um coquetel aperitivo, feito com uísque, bíter, açúcartriturado no almofariz e guarnecido com casca de laranja e cereja. O nome significa, em inglês, significa “antiquado” ou “à moda antiga”.

Segundo o historiador Albert Stevens Crockett,  o primeiro uso do nome “old fashioned” para um coquetel de uísque Bourbon foi em Pendennis Club, um clube de cavalheiros fundado em 1881 em Louisville, Kentucky. A receita foi inventada por um barman no clube em homenagem ao Coronel James E. Pepper, um ilustre produtor de bourbon, que o levou ao bar do Waldorf-Astoria Hotel em Nova Iorque.

Com a concepção da bebida arraigada na história da cidade, em 2015, a cidade de Louisville nomeou o old fashioned como o seu coquetel oficial. Todo ano, durante as primeiras duas semanas de junho, Louisville celebra a “Old Fashioned Fortnight” (Quinzena do Old Fashioned) que abrange eventos com bourbon, coquetéis especiais e o Dia Nacional do Bourbon, que é sempre celebrado em 14 de junho.

Ingredientes
12 partes de uísque americano
1 parte de xarope simples
1-3 traços Angostura bitters

Modo de fazer
Mexa xarope e bitter no copo, adicione cerca de 1 dose de uísque e mexa novamente, adicione dois cubos de gelo rachado e cubra com o uísque restante. Toque de limão e cereja marrasquino.

Side Car

O sidecar é um coquete ltradicionalmente feito com conhaque, licor de laranja (Cointreau, Grand Marnier, Dry Curaçao ou outro Triple Sec) e suco de limão. A bebida é tradicionalmente servida fria, mas sem gelo, e é classificada pela International Bartenders Association como um coquetel do tipo “inesquecível”.

A origem exata do sidecar é incerta, entretanto o autor do livro de receitas de bebidas McCleat acredita que tenha sido inventado em torno do fim da Primeira Guerra Mundial ou em Londres ou em Paris. A bebida recebeu o nome do sidecar, um veículo anexo de motocicletas.

O hotel Ritz Hotel de Paris reclama a origem da bebida. As primeiras receitas para o Sidecar apareceram em 1922.

Ingredientes
8 partes de conhaque
2 partes de limão
1 parte cointreau
Agite, toque de limão

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui