Ponte que sofreu danos durante enchente é implodida na Serra do RS

Um pilar que sustentava a travessia na BR-116 cedeu com a força da água do Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis


0
Foto: Gabriel Lain / Serra em Pauta / Divulgação

O governo federal implodiu, na manhã desta quinta-feira (27), uma ponte na Serra do Rio Grande do Sul que havia sido interditada em maio após ter sofrido danos durante a enchente que atingiu o estado no mês de abril. Um pilar que sustentava a travessia na BR-116 cedeu com a força da água do Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.

Sem possibilidade de conserto, o governo tomou a decisão de implodi-la. Uma empresa, a Construtora Cidade, foi contratada para executar o serviço. Cerca de 2 toneladas de dinamite foram instaladas na quarta-feira (26) e as regiões de Linha Temerária e São José do Caí foram esvaziadas. Por volta das 9h, houve a implosão. Todo o trabalho foi acompanhado pelo Exército Brasileiro.

A retirada dos escombros da antiga ponte deve ser feita quando o rio baixar. Uma estrutura temporária vai ser instalada por militares para permitir, de forma provisória, a passagem da população entre as duas cidades. Ela deve ter 60 metros de comprimento e cinco de largura e vai ficar a 1 km de onde estava a ponte implodida.

O tráfego será em pista única, com trânsito no sistema “pare e siga”. Na semana que vem, está prevista para começar a obra de uma nova ponte, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O custo é de R$ 31 milhões. O prazo para conclusão é fevereiro de 2025.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui