Vereadores aprovam requerimento para retirada de “cobertura na rua do valão” por conta de alagamentos

Mobilização inicial surgiu através de um grupo com cerca de 15 integrantes, chamado de “Ação Pelo Valão”. Documento foi apresentado por Deolí Gräff (PP) nesta terça-feira (29)


1
Água que passa por baixo da rua do valão atualmente está coberta (Foto: Gabriela Hautrive)

Após empresários com estabelecimentos localizados na Avenida Décio Martins Costa, popularmente conhecida como a “rua do valão”, pedirem ajuda ao presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deolí Gräff (PP), para solucionar problemas por conta da água que fica acumulada no trecho, entre as ruas Santos Filho e João Pessoa, que fazem divisa com os bairros Centro e Hidráulica, em Lajeado, o vereador apresentou um requerimento de lei para retirada da cobertura sobre o valão. O documento foi apresentado e aprovado na sessão da Câmara de Vereadores de Lajeado desta terça-feira (29).


ouça a reportagem 


 

A mobilização inicial surgiu através de um grupo com cerca de 15 integrantes, chamado de “Ação Pelo Valão”. Na quinta-feira da semana passada, dia 24, Deolí Gräff foi até o local ver a situação. Conforme o vereador, em conversa com o secretário de Obras de Lajeado, Fabiano Bergmann, foi possível constatar que a demanda é mais complexa do que parece. “Não é simplesmente só retirar por baixo, tem que abrir todo o espaço e construir toda uma nova cobertura, então isso demanda um valor financeiro bastante alto, uma obra bem complexa”, explica.

Requerimento foi apresentado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Deolí Gräff (PP) (Foto: Gabriela Hautrive)

Deolí relata que o requerimento pede toda a retirada da cobertura, mas talvez poderia ser apenas uma parte. “Em alguns trechos na cobertura do Arroio Engenho que passa naquele espaço, porque isso envolve uma questão bastante complexa. Pessoas da comunidade já questionaram que abrir a cobertura vamos expor a poluição do arroio, mas é justamente isso que queremos, estancar a poluição naquele arroio”, entende.

O problema está na água que vai para o arroio engenho e desemboca no Rio Taquari, algo que não pode que não pode ser escondido conforme o vereador. Além disso, destacou um projeto para revitalização de todo o espaço situado ao longo da Décio Martins Costa. “Existe a possibilidade da construção de um Parque de Esportes no local e seria o momento oportuno para fazer todo um projeto de paisagismo e lazer envolvendo o arroio, mas o arroio exposto, aberto, com as margens, com plantas, todo um projeto que profissionais da área conseguem desenvolver”, destaca.

Mobilização inicial surgiu através de representantes do grupo “Ação Pelo Valão” (Foto: Gabriela Hautrive)

Deolí acredita que as ações iriam valorizar o espaço da cidade, pois atualmente muitas pessoas passam pelo local e não se dão conta da nobreza que possui a Avenida Décio Martins Costa. “É uma avenida larga, tem bastante espaço nas laterais que pode ser bastante atividades, lazer, caminhadas, descanso, encontros com amigos”. Para que se tenha continuidade na iniciativa é preciso que o poder executivo apresente um projeto de lei, pois se tratando de uma obra, não cabe aos vereadores fazerem isso, segundo o presidente Deolí Gräff. “O que nós poderíamos fazer seria apresentar uma anteprojeto, mas dai fica uma tramitação bastante complexa, então nós optamos por fazer um requerimento, e através dele exercer nosso poder de fiscalização de acompanhamento e de insistir e sugerir ao executivo que alguma coisa seja feita naquele local”, pondera.

Imagens de um dos trechos da Avenida Décio Martins Costa na manhã desta quarta-feira (30) (Vídeo: Gabriela Hautrive)

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

1 comentário

  1. Moro no hidráulica 30 anos,, creio que a rua começou a alagar agora nos últimos anos. Talvez o problema não é o arroio ser canalizado, talvez tenha algo trancando o fluxo de água na saída do arroio. Abrindo ele vai continuar alagando da mesma forma..minha opinião de fazer uma visita desde da Fox do rio até esse ponto, para identificar o que está obstruindo a água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui