Coordenador regional da Defesa Civil no Vale do Taquari é exonerado e lamenta a decisão

Coronel Everton de Souza Dias estava no cargo desde junho de 2022. Ainda não há um nome de quem será seu substituto. Decisão é do Governo do Estado


0
Tenente-coronel Everton de Souza Dias assumiu o cargo de coordenador da Defesa Civil em junho de 2022 (Foto: Divulgação)

O coordenador regional da Defesa Civil no Vale do Taquari, coronel Everton de Souza Dias, foi exonerado do cargo pelo Governo do Estado, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. Seu adjunto é o 1º tenente Rivelino Jacques Peixe, que teria pedido afastamento do cargo há alguns dias. Ainda não a informação de quem assumirá o cargo no lugar do coordenador. Ele estava na função desde junho de 2022, quando foi apresentado oficialmente para assumir o posto.

Para a reportagem da Rádio Independente, o coronel confirmou a informação na manhã desta quarta-feira (24) e lamentou o ocorrido. De forma sucinta ele disse que é uma “pena”, porém não deu mais detalhes sobre a decisão. Recentemente o coordenador concedeu entrevista para a rádio falando sobre o risco de temporal com granizo no Vale do Taquari. Nos bastidores, os coordenadores municipais da região já estão sabendo da exoneração e comentam sobre o assunto.

O coronel Everton de Souza Dias possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar (1994) e mestrado em gestão pública e na área de Defesa Civil pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010).

Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Boeira (Foto: Ricardo Sander)

Novo coordenador deve ser anunciado na próxima semana

O chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Boeira, disse que o novo coordenador será nomeado na próxima semana. Segundo Boeira, a pasta já projetava a saída do coordenador regional. “Desde o primeiro semestre do ano passado, nós projetávamos algumas mudanças no âmbito da Defesa Civil estadual. Umas nós conseguimos efetivar, outras em razão dos eventos que nós tivemos dos meses de junho, julho, setembro e novembro, não foram possíveis”, relata.

Ainda segundo ele, é importante destacar que a comunidade do Vale do Taquari não ficará desassistida. “O tenente Jacques, que é o adjunto do coronel Everton, segue atendendo os municípios e temos aqui na capital um oficial designado para atender e dar o suporte em caso de eventual evento neste curto período”, ponderou.

Por fim, Boeira reforçou que um novo nome será anunciado na próxima semana, e agradeceu o serviço prestado pelo ex-coordenador regional. “Quero registrar o nosso agradecimento e reconhecimento ao coronel Everton pelo período que esteve conosco atendendo a coordenadoria regional do Vale do Taquari”, ressaltou.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui