Santa Tereza vê no turismo uma das formas de recomeço

Situado entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari, município tem 22 prédios antigos preservados


0
Santa Tereza mantém prédios históricos preservados (Foto: Alício de Assunção)

Situado no limite entre a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari, o município de Santa Tereza vê na retomada do turismo uma alternativa para melhorar a economia local após passar por quatro enchentes em menos de um ano.

No centro da cidade são preservados 22 prédios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As edificações fazem parte da colonização italiana.

“Somos e sempre seremos uma cidade especial, que apesar de sofrer quatro enchentes em menos de um ano, vamos nos reerguer e voltar com uma Santa Tereza ainda mais bela. Garra e força de vontade nos moradores e poder público é o que não falta”, comenta a prefeita Gisele Caumo. De acordo com a chefe do executivo, moradias serão construídas em lugares não alagáveis em breve.

Prefeita Gisele Caumo acredita que o turismo ajudará na retomada do crescimento (Foto: Alício de Assunção)

Outra iniciativa que irá fomentar o turismo é a rota Caminhos do Pão e do Vinho, entre Ilópolis e Bento Gonçalves, incluindo Santa Tereza. Parte do trajeto em direção a Roca Sales e Muçum já havia sido pavimentado, porém foi destruído pelas enchentes do Rio Taquari. De acordo com a chefe do executivo, essa ligação turista com o Vale do Taquari deverá ser retomada. “Iremos atuar em várias frentes com muito trabalho e sem nunca perder a esperança de dias melhores para nossa comunidade e região”, destaca a prefeita.

História da colonização italiana é retratada em 22 prédios tombados pelo IPHAN (Foto: Alício de Assunção)

Atualmente, o acesso ao município é possível pelo Vale dos Vinhedos, passando por Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.

Texto: Alício de Assunção

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui