Nível do Rio Taquari deve estabilizar em Santa Tereza no começo da tarde desta segunda, estima coordenador da Defesa Civil da cidade

“Estamos preocupados que pode vir mais chuva”, destaca Jader Becker


0
Foto: Prefeitura de Santa Tereza / Divulgação

O nível do Rio Taquari em Santa Tereza deve estabilizar entre o final da manhã e começo da tarde desta segunda-feira (17), segundo estimativas do coordenador da Defesa Civil da cidade, Jader Becker, em entrevista à Rádio Independente por ocasião desta nova enchente, um mês e meio após a catástrofe ambiental do começo de maio, que devastou o Vale do Taquari.

Segundo ele, após grande volume de chuva neste domingo (16), em Santa Tereza o clima é um pouco mais calmo nesta segunda-feira (17). Porém, há grande apreensão na cidade em função da chuva que é esperada para entre o fim da tarde e madrugada desta terça-feira.

“Estamos preocupados que pode vir mais chuva”, destaca. “O que choveu já está vindo, agora tem que acompanhar o que virá”, pontua.

Algumas famílias foram retiradas de suas casas por prevenção. A enxurrada ocasionou deslizamentos no interior, queda de barreiras nas estradas e ao fechamento da ponte em uma estrada vicinal que dá acesso à Linha José Júlio.

Com as chuvas atuais, a estimativa máxima é de 17 metros. O problema é que o rio não deve baixar muito em Santa Tereza até as novas precipitações.

As águas que descem da Barragem 14 de Julho, em Cotipirã, chegam em Santa Tereza cerca de duas horas. Já a vazão da Usina Castro Alves, em Nova Roma do Sul, impacta entre 4 e 6 horas. Nesta está em processo de estabilizar no final da manhã desta segunda.

Texto: Tiago Silva
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui