“A gente identificou a necessidade de uma dragagem emergencial do Rio Taquari”, diz diretor do Dnit

Diretor de Infraestrutura Aquaviária do departamento, Erick Moura, ainda afirmou que para evitar impactos vivenciados na região, é preciso encontrar alguma forma da água criar mais força e fluir mais rápido


2
Foto: Nícolas Horn

Uma comitiva do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) esteve nesta quinta-feira (23), em Estrela, para verificar as necessidades imediatas a serem tomadas na região.

De acordo com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do departamento, Erick Moura diversos estudos precisam ser feitos, além de uma dragagem emergencial “A gente sabe que o Rio Taquari é muito importante aqui para a região e já sentimos a necessidade de fazer uma dragagem emergencial, estudar a foz do Rio Taquari até a foz da Lagoa dos Patos para entender o que está acontecendo”, disse.

Quanto à possibilidade de volta da navegação, Moura destacou que ainda não se tem um prazo certo. “Pra navegação vamos ter que esperar mais um pouquinho, para ver aonde assoreou e o que vamos encontrar pela frente para podermos trabalhar com dragagens, liberar a navegação e sinalizar, porque a sinalização foi toda perdida”, afirmou.

Por fim, em relação ao que pode ser feito para evitar os impactos da enchente na região, ele afirma que é preciso encontrar alguma forma da água criar mais força e fluir mais rádio. “O que podemos fazer, com esse aprendizado que a natureza nos deu, é tentar encontrar um canal para que a própria água encontre mais força para ela poder fluir. Isso minimiza uma situação como essa que a gente passou por aqui”, finalizou.

Texto: Vinicius Mallmann
[email protected]

2 Comentários

  1. Quando faziam dragagem todos os verões a água fluía muito bem. Mas não adianta fazer a dragagem e colocar os redidu6na beira do Rio, como tem sido feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui